Sal é fundamental para quem pratica atividades físicas regularmente


Você sabe quais são os benefícios do sal e suas funções no corpo humano?

 

 

As consequências do consumo excessivo de sal no organismo são amplamente conhecidas, como por exemplo, hipertensão e doenças renais e cardiovasculares. Agora, você sabe quais são os benefícios do sal e suas funções no corpo humano? Esse ingrediente é fundamental para controlar as substâncias que entram e saem das células, auxiliando a manter o equilíbrio do corpo e a proporcionar o balanço ideal de nutrientes e de água, explica o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

 

 

 

O consumo na quantidade adequada, que é de seis a oito gramas por dia, contribui para ampliar os movimentos peristálticos dos intestinos, para a boa digestão, facilita a produção de energia e auxilia no funcionamento renal. Além de ser fundamental para quem pratica atividades físicas regularmente ao ajudar a repor o sódio eliminado pelo suor. “No sistema nervoso os minerais permitem transmissão dos estímulos sensoriais para o cérebro e, em sentido contrário, os comandos para contrações musculares”, explica o médico.

 

 

 

Para buscar uma melhora na alimentação, segundo Reichmann, é necessário limitar o consumo de sal e substituir o sal branco ultraprocessado por um com maior riqueza em minerais, a exemplo do sal rosa do Himalaia. “Além disso, deve-se preferir alimentos naturais, caseiros e integrais, que contém quantidades menores de sal”, realça.

 

 

 

O sal rosa do Himalaia, também é denominado de sal integral, e é extraído de camas cristalizadas de sal cobertas com lava vulcânica há 200 milhões de ano. Esse ingrediente contém os mesmos 84 minerais encontrados no corpo humano, como cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio e magnésio. “A diferença está em ser menos refinado, por manter seus cristais e flocos maiores e ter uma quantidade menor de sódio por porção do que o sal branco, em que são retirados praticamente todos os minerais permanecendo apenas o cloro e o sódio (cloreto de sódio)”, destaca o médico.

 

 

 

O sal rosa pode ser utilizado na culinária ou na água para deixá-la levemente mineralizada. “Também pode ser usado como suplementação para o combate da pressão alta. O sal rosa está na preferência dos nutrólogos, nutricionistas e pessoas que priorizam sua saúde, pois ajudará hidratar, a ter reflexos mais rápidos e na reposição dos minerais”, comenta Reichmann.





Deixe seu comentário: