Saiba como o esporte e o lazer chegaram a mais pessoas em Canoinhas


Arquivo

Crescimento na oferta de competições, espaços de lazer e escolinhas são destaque da Fundação Municipal de Esporte e Lazer

 

 

Levar o esporte e o lazer para um número cada vez maior de pessoas. É desta forma que a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) do Governo de Canoinhas trabalha: “e olhando no retrovisor podemos dizer que a meta está sendo sempre batida. A cada ano ampliamos a oferta de esporte e lazer para mais pessoas”, comemora o prefeito Beto Passos.

 

 

 

Em 2019, a FMEL teve atuação direta, seja organizando os eventos, participando com atletas, contribuindo com premiações, arbitragem ou ainda apoiando as viagens de atletas em mais de 50 eventos.

 

 

 

 

Gestor da FMEL, o ex-atleta profissional de futsal, Jocimar Jubanski, comenta que esta forma de trabalhar permite que o cidadão se envolva muito mais com as atividades da fundação, além de prestigiar o canoinhense: “até 2016 Canoinhas concentrava seus esforços em realizar campeonatos em forma de ‘semanada’ o que não permitia que a mesma pessoa pudesse disputar várias modalidades”, lembra.

 

Somente os eventos promovidos pela FMEL, em 2019, por exemplo, reuniram mais de 2.200 atletas; a maioria de Canoinhas.

 

 

 

Jubanski comenta ainda que ao promover competições ao longo do ano o público também tem mais opções e possibilidades de acompanhar os torneios: “além disso, priorizamos o cidadão canoinhense ao invés de trazermos atletas de outros municípios. Temos competições intermunicipais, mas o nosso objetivo principal é levar esporte e lazer ao nosso munícipe”, enfatiza.

 

Vice-prefeito Renato Pike também destaca o calendário da FMEL: “o calendário esportivo contempla todas as modalidades com competições distribuídas para que todos os meses sejam preenchidos normalmente com um evento esportivo. Temos competições o ano todo”.

 

 

 

Outra conquista para a comunidade é a abertura dos espaços públicos esportivos para a população: “implantamos uma pluralidade de agendamento dos ginásios para equipes locais. Abrimos o Ditão e estamos fazendo manutenções periódicas na pista do estádio para caminhadas inclusive com iluminação adequada para a prática noturna”, comenta Jubanski.

 

 

O retorno do Campeonato do Interior é outro destaque no esporte canoinhense. “As adaptações no regulamento permitem uma competição séria e idônea. Neste ano já estávamos com 11 equipes inscritas”, afirma.

 

 

 

O crescimento da participação dos alunos nas escolinhas da FMEL também é motivo para comemorar: triplicou o número de alunos que participam das escolinhas municipais de futsal, vôlei, futebol de campo, judô, karatê, handebol e atletismo.

 

 

Além da Corrida do Dia do Trabalhador, desde 2018 a FMEL realiza a Corrida Rústica do Aniversário de Canoinhas. “implementamos o uso do chip trazendo mais seriedade às provas”, comenta.

 

 

 

Os números da FMEL impressionam. Somente em 2019, 41 equipes participaram dos Campeonatos de futsal feminino e masculino. 14 equipes masculinas e femininas participaram do Campeonato Intermunicipal de Voleibol e outras 10 duplas participaram do vôlei de praia.

 

 

 

“A FMEL também é inovação”, lembra Jubanski, pois atletas de oito municípios participam da primeira Taça Interclubes de Tênis em 2019. E jogadores de cinco cidades disputaram o Intermunicipal de Basquete.

 

Prefeito Beto Passos lembra que as atividades esportivas e de lazer são formas de divertimento, descanso ou desenvolvimento que podem trazer inúmeros benefícios, não só para sua saúde física, como para sua saúde mental e psicológica, que são tão importantes quanto a saúde física.

 

 

 

“E é por isso que o nosso governo trabalha com respeito e seriedade neste setor promovendo todos estes avanços. Em tempos de quarentena, quando não nos é permitido o acesso a estas práticas, nos damos conta o quanto elas são necessárias. Quando tudo isso passar, continuaremos investindo no esporte e no lazer da mesma forma como fizemos até vivermos a pandemia”, garante o prefeito.





Deixe seu comentário: