Reaproximação de Norma e Passos pode pavimentar parceria para 2022


Passos e Norma se encontraram na tarde desta quarta, 7/Divulgação

Os dois se encontraram nesta quarta-feira, 7

 

 

REAPROXIMAÇÃO

Prefeito Beto Passos (PSD) recebeu nesta quarta-feira, 7, a deputada federal Norma Pereira (PSDB). Desde o debate promovido pelo JMais em novembro, a uma semana das eleições, os dois não se viam. Passos, aliás, levou uma semana para se pronunciar oficialmente sobre a façanha da deputada ao emplacar a vaga em Brasília. Queria sentir o clima e sentiu durante a conversa desta quarta. Norma repetiu o que disse à coluna, baixando as armas e demonstrando disposição em esquecer o passado e pensar no futuro. “A deputada Norma Pereira simboliza a reconquista da representatividade do Planalto Norte Catarinense na Câmara após 40 anos”, disse o prefeito após reunião com a parlamentar.

 

 

 

Segundo sua assessoria de imprensa, Passos apresentou as demandas do Município à deputada.

 

 

Norma já participou de votações, discutiu projetos de lei e na próxima semana vai trabalhar presencialmente em Brasília. “Somente então poderei saber sobre a autonomia que terei no gabinete e sobre as emendas que poderão ser destinadas à Canoinhas”, explicou ao prefeito.

 

 

 

 

Esse primeiro encontro entre prefeito e deputada é um passo simbólico do que pode se transformar em uma parceria muito bem-sucedida. Norma amplificou em muito suas chances de entrar no privilegiado time de 513 congressistas eleitos em 2022 e Passos vem despontando como liderança regional, referendado por seus pares na Associação de Municípios do Planalto Norte (Amplanorte). Salvo um acidente de percurso, tem boas chances de manter a simpatia dos prefeitos da região e sair na frente pela disputa pela Assembleia Legislativa aqui na região, espantando paraquedistas e afins. Não se sabe exatamente em que pé estão os ânimos entre Norma e Passos para além das aparências, porém, a reunião de ontem é um passo importante para pavimentar o caminho para uma possível parceria no ano que vem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SE FOR POR SIMPATIA

Se for por simpatia, Norma Pereira tem predileção por Julio Cesar Ronconi, ex-prefeito de Rio Negrinho. Em 2018, como candidata a deputada federal, Norma percorreu gabinetes de todos os prefeitos do Planalto Norte. Tomou chás de cadeira, ouviu ironias e deboches. Com Ronconi, no entanto, foi diferente. Os dois conversaram como velhos amigos. Foi o único a dizer com todas as letras que acreditava na vitória de Norma. Ele também ambiciona disputar uma vaga na Assembleia no ano que vem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTRADIÇÃO

Sem cuidas das rodovias que estão sob sua guarda, o Governo do Estado de SC ganhou autorização da Assembleia Legislativa para destinar recursos do Governo do Estado para obras em rodovias federais em Santa Catarina. Os deputados votaram o texto com as emendas incluídas na Comissão de Finanças com a previsão de R$ 350 milhões para essa finalidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTRATAÇÕES

Laudecir Gonçalves, o Barriga/Paulo Ricardo/Divulgação

Vereador Laudecir Gonçalves (PL) reclamou ontem durante a sessão da Câmara das informações prestadas sobre alocação de servidores públicos municipais. Segundo ele, um pedido de informações sobre quem recebe gratificação de tempo integral com a relação de funções trouxe várias contradições sobre local de trabalho dos servidores, por exemplo.

 

 

 

Abraão Mussi (PSL) disse que várias questões têm de ser ponderadas, mas que destacou que as insinuações do colega soam levianas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATÉ TU

Laudecir chamou a atenção até do presidente da Câmara, Edenilson Enguel (PSD), que é servidor público municipal afastado. Segundo Barriga, consta adicional por tempo integral no salário do vereador, mesmo estando afastado da função. Enguel disse que estava afastado por um tempo, mas, neste momento, está de férias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SOBRE GRATIFICAÇÕES

A fim de demonstrar um gesto de “cortar na própria pele” junto aos novos aliados, o prefeito Luiz Shimoguiri (PSD) cortou uma série de gratificações a comissionados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MUNDO DOENTE

O deputado Neodi Saretta fez uma homenagem nesta quarta, Dia Mundial da Saúde, à luta incansável dos profissionais da área. “Como defensor da saúde, das vacinas, da vida, não poderia deixar de falar sobre esta data e a atual situação da pandemia no Brasil e no mundo.” Disse que é preciso “tirar o chapéu” a todos os trabalhadores, enfermeiras e médicos, hospitais públicos, privados e clínicas.

 

 

Segundo ele, o mundo está doente e passa por um dos piores momentos na história da saúde. “Nos primeiros dias de abril, do dia 1º ao dia 6, tivemos mais óbitos do que nascimento no país. Foram 11.774 nascimentos e 12.180 mortes, 407 a mais”, lamentou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FALANDO EM SARETTA

A Assembleia Legislativa aprovou uma Moção do deputado Neodi Saretta que manifesta contrariedade à reestruturação do Banco do Brasil em Santa Catarina, onde prevê o fechamento de agências e transformação de algumas em postos de atendimento. Saretta explica que essa ação vai tornar precário o atendimento da população.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JOVEM RURAL

A Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública para debater o projeto de lei que cria em Santa Catarina a Política de Incentivo à Permanência de Jovens e Adultos no Meio Rural por meio da Qualificação da Oferta Educacional. O evento será promovido de forma conjunta pelas comissões de Educação e de Agricultura. A matéria depende da análise dos dois colegiados para ser votada em Plenário. O requerimento proposto pela deputada Luciane Carminatti (PT), foi aprovado em reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural na manhã desta quarta-feira, 7.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MUNDO ANIMAL

Reprodução

O projeto de lei que trata da Política Estadual de Controle Populacional de Animais Domésticos foi aprovado pela Comissão de Agricultura e Política Rural em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 7.

 

 

 

 

A matéria, de autoria do deputado Fernando Krelling (MDB), propõe ações para promover a gestão integrada do controle populacional de animais domésticos, prevenir e reduzir casos de abandonos e maus-tratos, estimular a esterilização e a identificação com microchip e incentivar a guarda responsável e a adoção consciente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TIM TIM POR TIM TIM

Divulgação/PMSC

Na reunião desta quarta-feira, 7, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa aprovou requerimento convidando o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Dionei Tonet, para esclarecer quais foram os critérios usados para determinar a distribuição aos municípios de cerca de 500 policiais militares recentemente convocados pelo estado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AUXÍLIO

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 7, a admissibilidade da Medida Provisória 236. O texto autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio emergencial a empreendedores prejudicados pela pandemia de covid-19.

 

 

 

O MP prevê a oferta pelo governo de subsídio integral aos juros em financiamentos do Badesc e do BRDE concedidos a microempreendedores individuais e também a micro e pequenas empresas. A linha de crédito total é de R$ 1,5 bilhão.

 

 

 

 

 

 

 





Deixe seu comentário: