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Qual a diferença entre uma agência de performance e uma agência de marketing digital?

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Para saber se uma estratégia está gerando resultados positivos, você precisa de métricas

O marketing digital não é novidade e várias agências já estão trabalhando nesse campo hoje. Mas atualmente quem vem ganhando destaque é a agência de performance.

E se você já sabe o que faz uma agência de marketing digital, saberia qual a diferença entre ela e uma agência de performance? 

Basicamente estamos falando da mesma área, e objetivo, que são as vendas, a escolha das melhores estratégias. Tudo para que o seu produto ou serviço seja o mais bem escolhido, e para que seus leads virem clientes fiéis. 

Se você se interessou pelo assunto, vamos te explicar com detalhes qual a diferença entre uma agência de performance e uma agência de marketing digital. Assim você poderá escolher qual se encaixa com seu perfil!


O intuito da agência de marketing 

As agências de marketing oferecem uma ampla gama de serviços. Você pode contratar uma agência para projetar seu site, ou produzir materiais gráficos.

Com a agência de marketing dá ainda para gerenciar campanhas publicitárias online, produzir conteúdo e outras atividades normalmente incluídas no título “Marketing”.

A agência adota uma abordagem que afasta a execução de todo um programa de marketing da sua empresa, na medida em que você permite. 

Assim, você pode colocar uma ideia ou um pedido na agência antes de receber os resultados para aprovação.

A agência de performance

Como evolução natural das agências de SEO e web analytics, as agências de performance surgiram no Brasil por volta de 2010.

Essa evolução se deve ao surgimento de diferentes formatos de mídia, como afiliados e comparadores de preços, que também aumentam os bons resultados, e também pela evolução do desempenho de canais como email marketing, convergindo com a evolução dos e-commerces.

As agências de performance são um ramo do marketing tradicional baseado no cálculo de números e na geração de métricas poderosas a partir de dados. Ou seja, a estratégia é 100% focada em resultados específicos.

Ela é conhecida por ser um novo modelo de comunicação e marketing que tem como foco os resultados das atividades e ações.

Afinal, qual a maior diferença entre as duas agências?

Muitas vezes, as agências de marketing estão mais preocupadas em projetar e implementar uma estratégia digital e menos preocupadas com as consequências do excesso de métricas.

Após perceber e analisar os dois tipos de agências, você deve estar se perguntando, qual será então a grande diferença entre uma agência de performance e uma de marketing digital? 

Pois bem, o principal objetivo desses negócios de performance é otimizar o desempenho do cliente para obter resultados reais e mensuráveis, enquanto que as agências de marketing tradicionais tendem a se preocupar com outras coisas.

O trabalho da agência de performance será otimizar o “solo” do cliente e rentabilizar o seu investimento.

A empresa poderá oferecer esses lucros das mais variadas formas e serviços. Alguns estão a seguir:

  • Otimização para mecanismos de busca de sites
  • Email Marketing: Criação e Gestão de Newsletter
  • Estratégia de mídia social, conteúdo , gerenciamento, publicidade
  • Gerenciamento de pesquisa paga (PPC)
  • SEO de vídeo: SEO de vídeo
  • Gerenciamento de campanhas de marketing de nicho
  • Design responsivo para sites, e-mails e muito mais.
  • Análise contínua do tráfego do site e resultados das estratégias digitais executadas.


Garantias da agência de performance

Claro que como uma boa empresa, a agência de performance vai oferecer algumas garantias adicionais às de marketing, como definição dos objetivos baseada em conversão, otimização de marketing, entre outros. 

Mas talvez a melhor das garantias que a agência de performance pode oferecer ao cliente é a do retorno. 

Através do marketing de desempenho, os custos de oportunidade são eliminados e os riscos são minimizados. O cliente não investe em algo sem saber o resultado, muito pelo contrário.

Tudo está no bico, ou melhor, em dashboards e relatórios, é possível estimar quanto custará uma atividade para trazer os resultados desejados.

Além disso, com o marketing digital de performance, é possível acompanhar o comportamento do futuro cliente antes da publicidade.

Você pode descobrir se a mídia foi exibida, para quem foi exibida, se o lead clicou em um link, visitou um site e concluiu uma compra.

Além disso, é possível saber qual canal de comunicação produz o maior retorno financeiro, quais são as campanhas que dão mais retorno, quais ações evoluem para um outro nível de interesse do consumidor e outras opções.



Vantagens da agência de performance

Para saber se uma estratégia está gerando resultados positivos, você precisa de métricas.

Assim, com o marketing digital de performance, você pode ter campanhas direcionadas e muito precisas, com o objetivo de atrair clientes e aumentar suas chances de conversão em vendas.

Mesmo que esteja em alta, sua loja virtual pode esgotar se a prática não for bem abordada.

É aí que entra o marketing digital de desempenho. Com os dados de medição, você pode ver se seu anúncio está alcançando as pessoas certas, engajando e muito mais.