sexta-feira, 1

de

julho

de

2022

ACESSE NO 

Programa Social DesEnvolve da WestRock inicia cursos profissionalizantes e atinge meta de diversidade

Últimas Notícias

- Ads -

Entre os aprovados, 51% são mulheres e 51,5% de pessoas negras

As primeiras turmas do DesEnvolve, programa criado pela WestRock, empresa fornecedora de embalagens sustentáveis de papelão ondulado, iniciaram as aulas em maio. Cento e uma pessoas foram aprovadas para a formação profissionalizante gratuita oferecida pela empresa em parceria com Sesi Senai e Sest Senat, e apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). A meta era oferecer oportunidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com vagas específicas: 50% mulheres e 40% para pessoas pretas e pardas.

Ao todo, 497 pessoas se inscreveram no programa que tem por objetivo promover capacitação profissionalizante para que elas estejam aptas a atuar nas áreas de papel/celulose e florestal. “Para a WestRock, a grande procura da comunidade nesses cursos, só reforça o quanto são necessárias ações afirmativas que proporcionam o aprendizado. O Programa DesEnvolve veio para contribuir para ajudar a mudar esta realidade”, afirma Cynthia Wolgien, diretora de Comunicação Corporativa, Sustentabilidade e Responsabilidade Social da WestRock.

As metas em atrair pessoas em situação de vulnerabilidade e de diversidades subrepresentadas foram atingidas nessa primeira fase de capacitação profissionalizante. Entre as 101 pessoas aprovadas no processo seletivo, 50,5% são mulheres e 51% são pessoas negras (pretas e pardas). “Foi com muita alegria que recebemos a notícia do quão diversas são as pessoas selecionadas para as turmas do DesEnvolve. Sabemos que estamos no caminho certo, ao promovermos a inclusão por meio da educação. Nosso compromisso é propiciar oportunidades equânimes para as pessoas, desenvolvendo talentos para o mercado de trabalho, seja na WestRock ou em outras empresas da região, pontua Cynthia.

Os alunos e alunas já estão participando dos cursos de formação em Assistente de Tratamento de Efluentes, Operadora/Operador de Máquinas Florestais, Operadora/Operador de Processo em Fabricação de Celulose/Papel e Condutores(as) de Veículos de Transporte de Carga Indivisíveis. Todos as pessoas participantes são moradoras de Três Barras, Canoinhas e São Mateus do Sul. A expectativa é que, ainda neste ano, o programa ofereça formações técnicas e profissionalizantes a médio prazo.


O Programa DesEnvolve não para por aí: agora com cursos rápidos e oficinas

Com o olhar inclusivo, e diante do expressivo número de inscrições a WestRock resolveu ampliar a oferta de capacitações acolhendo aqueles que se inscreveram na primeira fase, mas não foram selecionados para as primeiras formações. Assim, entre julho e agosto, em parceria com o Sesc de Canoinhas, a empresa oferecerá mais 100 vagas para cursos rápidos nas áreas de Construção Civil Básica, Confeitaria e Empreendedorismo Digital. Serão cursos de 27 a 60 horas de duração.

A empresa, prioritariamente, entrará em contato com as pessoas interessadas que se inscreveram para na primeira fase do Programa, disponibilizando as vagas. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, as mesmas serão abertas para a comunidade em geral.