sexta-feira, 19

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Profissionais da Gestão de Empresas

Últimas Notícias

- Ads -

Apesar das funções serem por vezes consideradas sinônimos, elas possuem nuances próprias

- Ads -

Muito se fala em ser profissional dentro do campo da Gestão de Empresas. São atitudes proativas, conhecimento em contabilidade, capacidade em assumir riscos, enfim, uma série de habilidades, competências e valores que causam, por vezes, uma confusão na cabeça do líder, provocando uma falta de foco e ansiedade. Primeiramente é importante entender cada uma das figuras ou posicionamentos que um líder precisa se identificar.

Administrador: É o profissional que busca a eficiência organizacional. Reúne várias habilidades e competências operacionais da administração desenvolvendo funções técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábil e administrativa. O administrador é uma profissão regulamentada pela lei 4.769 de 09/09/1965. O exercício da atividade de técnico em administração exige registro pelo Conselho Regional de Administração (CRA).

Gestor: Função mais intelectual e menos técnica. É identificado nos cargos de liderança e está intimamente ligado à tomada de decisão e estratégias.

Empreendedor:  Função ou habilidade ligada à inovação e ruptura de paradigmas. Não necessariamente é o profissional que abriu seu negócio. A visão empreendedora pode estar presente em profissionais diversos, que buscam melhorias e inovações dentro da empresa em que atuam.

Empresário:  É todo aquele profissional que se encontra como sócio de um CNPJ. Proprietário do capital social da empresa. Atua principalmente nas decisões relacionadas ao lucro da empresa.

Apesar das quatro funções serem por vezes consideradas sinônimos, elas possuem nuances próprias. Qualquer profissional que atua em empresas (público ou privadas) deve ter um pouco da visão de cada uma, porém, é normal que atue com mais especialidade em alguma das funções citadas. Não é pecado o líder não ter desenvolvido todas as habilidades em alta performance, para tanto, é importante buscar apoio em outros profissionais como gerentes profissionalizados, advogados, contadores ou consultorias. Ao formar uma equipe forte, o responsável pela empresa demonstra liderança, competitividade e principalmente comprometimento com o bom desempenho de sua empresa.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?