Principais métricas do Google Analytics


Neste post vamos apresentar as principais métricas do Google Analytics, saber usar uma das ferramentas mais úteis não só para sites como aplicativos e seu canal no YouTube Vamos introduzi-los no fantástico mundo dos dados

 

 

Conhecer as métricas do Google Analytics é fundamental. Saber interpretar e usar os dados fornecidos isso é ser profissional. Não pense de maneira separada nas métricas, todas elas fornecem informações úteis para sua presença online. É preciso ter noção de que apenas juntas apontam os erros e acertos de seu site.

 

 

 

OBS: Como fruto da interpretação dos dados, vem a otimização, que é a principal diferença entre o profissional e o amador.

 

 

 

 

O QUE É O GOOGLE ANALYTICS?

O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, blog ou loja virtual.

 

 

 

Temos um post que fala mais sobre o que é o Google Analytics…

 

 

 

 

 

SESSÕES OU TRÁFEGO

São basicamente o tráfego que seu site recebe. Quando você recebe um visitante, uma sessão se inicia, independente de ser o mesmo usuário que entra várias vezes. Com os dados fornecidos você pode saber o volume de visitantes que você recebe, também chamado de tráfego.

 

 

 

 

 

 

 

NÚMERO DE USUÁRIOS

Esse é o total de visitas exclusivas que seu site recebeu. Ou seja, é o número de pessoas que entraram no seu site, não importando quantas vezes elas entraram na sua página.

 

 

 

 

 

 

TAXA DE REJEIÇÃO

O próprio Google Analytics a define como um percentual de sessões de uma única página, a rejeição é especificamente como uma sessão que aciona uma solicitação única ao servidor. Isso ocorre, por exemplo, quando um usuário abre uma única página do seu website e, em seguida, sai sem acionar outras solicitações ao servidor do Google Analytics.

 

 

 

 

 

 

Temos um post para lhe ajudar com essa métrica.

 

 

 

 

 

DURAÇÃO DA SESSÃO

Essa métrica nos permite saber o tempo que os visitantes estão no site. Se bem interpretada, pode ajudar a identificar alguns pontos de otimização, como: se a disponibilidade de informação está atraindo o visitante, e /ou site está sofrendo lentidão, entre outros…

 

 

 

 

 

 

PRINCIPAIS DISPOSITIVOS

Essa é uma informação simples, porém, por muitas vezes não é dado a devida atenção. Saber de qual dispositivo seu site recebe mais acessos pode ser de extrema valia, hoje em dia ter um site que se comporta em diferentes tipos de tela é fundamental, se seu site não é responsivo, não tenha dúvidas que perdeu visitantes.

 

 

 

 

Ainda nesse assunto, você conhece o desenvolvimento mobile first? Temos um post sobre o assunto.

 

 

 

 

VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

Quando uma página é carregada ou atualizada no navegador, conta como uma visualização de página. Segundo o Google Analytics, “visualizações de página” são uma métrica que o Google Analytics define como número total de páginas visualizadas.

 

 

 

 

 

Essa métrica é muito útil se você possui um blog, assim, você sabe quais são os conteúdos mais visitados e pode revisá-los para sempre tentar melhorá-los.

 

 

 

 

COMO OS USUÁRIOS CHEGAM AO SEU SITE

Funil de vendas, marketing digital

Uma das informações mais eficazes que o Google Analytics pode fornecer é a origem do tráfego. Se você faz anúncios no Google, a pesquisa paga geralmente é uma das principais fontes e aqui você pode saber a eficácia de suas campanhas pagas e também de buscas orgânicas. Quando alguém digita seu site no navegador, a origem do tráfego é direta.

 

 

 

 

 

 

 

TIPOS DE TRÁFEGO

Orgânica: pesquisa não paga;
CPC: custo por clique, ou seja, pesquisa paga;
Referência: links de outros sites para seu site;
E-mail: cliques a partir de e-mails;
Nenhum: tráfego direto.

 

 

 

 

Escrito por: Alisson Julio Silveira

Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver





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