quinta-feira, 25

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Primeiros dias de 2022 já acumulam 78 casos de covid-19 em Canoinhas

Últimas Notícias

Secretaria pede que pacientes se dirijam às unidades de saúde sem acompanhantes

- Ads -

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas alerta para o aumento da procura por atendimento nos serviços públicos de saúde de pacientes com sintomas respiratórios. Houve uma explosão de casos neste início de ano. Para se ter uma ideia, os casos detectados de covid-19 foram de zero em 23 de dezembro para 78 nesta quinta-feira, 6.

A Secretaria de Saúde de Canoinhas pede que os pacientes com sintomas de doença respiratória se dirijam às unidades de saúde sem acompanhantes. “Se o paciente necessitar de acompanhante, que seja apenas uma pessoa”, destaca.

A Saúde reforça que é de extrema importância os cuidados sanitários básicos como uso de máscaras e álcool em gel, além de evitar aglomerações.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h utiliza o método de classificação de risco. Os casos de urgência e emergência recebem atendimento prioritário. Por isso, pode haver demora no atendimento de casos menos graves.

A busca por atendimento na UPA deve ficar limitada aos casos de urgência e emergência. A Secretaria de Saúde orienta que em caso de sintomas respiratórios deve-se procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência da família, sendo das 7h às 19h: as unidades Central e Campo. E das 7h às 13h: as unidades Cohab I e Piedade.

“Em razão do aumento da procura pelas unidades de saúde para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios, o tempo de espera pode estar acima do normal. A Secretaria de Saúde está reforçando o atendimento médico na atenção básica para que este tempo seja diminuído”, complementa nota da Secretaria de Saúde de Canoinhas.



COVID

A grande preocupação das autoridades de Saúde está em relação aos canoinhenses e moradores da região que passaram o réveillon no litoral. A procura por atendimento médico com sintomas de covid aumentou substancialmente entre esse público, que vem sobrecarregando o atendimento nos postos. O avanço da contaminação pela variante omicron, bem mais contagiosa, vem desencadeando um volume de novos infectados que se soma a um surto da gripe influenza. A boa notícia é que, apesar do alto número de novos infectados, não houve aumento considerável nas internações. A alta proteção dada pela vacina é apontada como o fator que gera resistência ao vírus.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?