1ª audiência pública do Plano de Mobilidade acontece dia 13

Acontece também durante a audiência a continuidade da revisão do Plano Diretor; evento é aberto ao público

 

 

Será realizada, no próximo dia 13 de junho, na Câmara Municipal, a primeira audiência pública da elaboração do Plano de Mobilidade de Canoinhas e da continuidade da revisão do Plano Diretor. O evento será aberto ao público e terá como objetivo apresentar os conceitos de ambos os planos em andamento e as formas de participação da comunidade.


 

 

Segundo o secretário de Planejamento, o arquiteto e urbanista Rafael Rottilli Roeder, “o Plano Diretor é um conjunto de leis que permitem o planejamento e crescimento ordenado do município. Em dezembro de 2017 foi aprovada a “Lei Mãe” e agora daremos sequência a essa revisão, com todas as contribuições já coletadas e novas sugestões, para a revisão completa das leis. Este é um investimento do governo pensando nos próximos 10 anos”

 

 

A primeira audiência pública servirá para esclarecer à população as diretrizes do Plano de Mobilidade e como se dará a continuidade da revisão do Plano Diretor iniciada em 2017. Além do embasamento legal de cada um dos planos, os objetivos a serem atingidos, as fases do andamento dos trabalhos, os princípios do planejamento urbano e o impacto deste planejamento no cotidiano da cidade, bem como as formas de participação popular no processo.

 

 

CIDADE PLANEJADA

O Plano de Mobilidade é a lei municipal que visa integrar o planejamento urbano, transporte e trânsito, observando princípios de inclusão e sustentabilidade. O Plano de Mobilidade avalia as condições atuais de mobilidade e indica alternativas para os próximos anos, considerando o crescimento do município e priorizando os meios de transporte menos poluentes e a diversidade de modais para o deslocamento de pessoas e cargas.

 

 



Plano Diretor é a lei municipal que direciona o futuro da cidade que queremos, para que ela seja cada vez melhor. Esse planejamento envolve diversas questões que interferem diretamente na qualidade de vida da população, como infraestrutura (equipamentos públicos como escolas, creches, postos de saúde, iluminação), saneamento e coleta de resíduos, preservação de áreas verdes e controle de poluição, uso e ocupação do solo, entre outros temas.

 

 

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Tanto no processo de revisão do Plano Diretor como na elaboração do Plano de Mobilidade, a participação da população é fundamental, pois são os moradores que trazem suas experiências cotidianas na cidade, positivas e negativas. Essa participação se dá através de críticas, ideias e sugestões, nas Oficinas Comunitárias e também nas Audiências Públicas.

 

 

As Oficinas Comunitárias servem como instrumento de participação da população local, e vão mostrar qual a visão da cidade, os seus problemas, qualidades e conflitos entre os diversos segmentos da sociedade. É o momento ideal para a população se manifestar e ajudar a definir o futuro da cidade. As Audiências Públicas promovem o diálogo entre a população e os órgãos responsáveis pela elaboração das leis e propostas, sendo outro evento importante na democratização do planejamento e gestão urbana.

 

 

SERVIÇO

Primeira audiência pública da elaboração do Plano de Mobilidade de Canoinhas e da continuidade da revisão do Plano Diretor

Data: 13 de junho de 2019, a partir das 18h30

Local: Auditório da Câmara Municipal – Rua 3 de Maio, 150 – Centro

Deixe seu comentário: