Prefeito de União da Vitória surpreende ao anunciar que não vai a reeleição


Santin Roveda/Rádio Colmeia

Quatro candidatos devem entrar na disputa na cidade

 

 

 

 

FORA

O prefeito de União da Vitória, Santin Roveda (PR), surpreendeu ao anunciar nesta terça-feira, 15, que não vai a reeleição. “Sempre tive o pensamento de cumprir meu mandato sem a projeção de fazer carreira, queria deixar um legado positivo durante minha passagem pela Prefeitura”, afirmou em entrevista à CBN Vale do Iguaçu.

 

 

 

De fato, Santin não se animou com as pesquisas internas e optou por apoiar seu vice, Bachir Abbas (PP), que concorrerá com o ex-reitor do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Jairo Clivatti, na vice.

 

 

 

O vice terá de enfrentar pelo menos três adversários. O ex-prefeito Pedro Ivo deve concorrer com Ernani Bortolini na vice. Almires Bugay deve concorrer com Patrícia Farias na vice e Gabi Barki com Paula Kryzanowski na vice. Cenário que pode mudar nas últimas horas de convenções.

 

 

 

 

 

A propósito, na vizinha Porto União, a disputa está se consolidando com quatro candidaturas, também. O prefeito Eliseu Mibach (PSDB) vai a reeleição enfrentando nas urnas  Percy Storck, Fioravante e Gilberto Knapik.

 

 

 

 

 

 

 

 

NADA CERTO

A sessão da Câmara de Vereadores de ontem em Canoinhas durou 16 minutos. O apuro tinha um motivo: Paulinho Basilio (MDB) tentou pela enésima vez convencer Norma Pereira (PSDB) a ser sua candidata a vice. Não deu e a negociação será retomada nesta quarta. Ontem pela manhã Norma seria vice de Paulinho. À tarde, Paulinho seria vice de Norma. À noite, Norma iria sozinha. O cardápio de boatos é farto nesta pré-eleição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FALANDO NISSO

Uma cientista de dados fez uma série de acusações contra o Facebook, onde trabalhava, apontando que a empresa de Mark Zuckerberg ignorou ou demorou a agir diante de evidências de que processos eleitorais em vários países estavam sendo influenciados por perfis falsos.

 

 

 

Não precisamos ir muito longe. A página Reclame e Elogie Canoinhas, que tem 1000 críticas destrutivas e calúnias para cada elogio, é crivada de perfis falsos, incluindo o do administrador da página.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SAIBA COMO ESTÃO AS DISPUTAS NOS MUNICÍPIOS DA COMARCA

Em Canoinhas, oposição a Passos deixa decisão para últimas horas

Três Barras deve ter maior número de candidatos a prefeito em 20 anos

Major Vieira deve ter três chapas concorrendo à prefeitura

Bela Vista do Toldo deve ter apenas duas candidaturas a prefeito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PRIORIDADE

A Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia catarinense, em reunião por videoconferência, realizada no início da tarde desta terça-feira, 15, aprovou o parecer da deputada Ada de Luca (MDB) ao PL 494/2019, de autoria do deputado Marcius Machado (PL), que assegura aos portadores de diabetes o direito ao atendimento preferencial/prioritário na realização de exames em jejum em laboratórios, clínicas, hospitais da rede pública e privada. A relatora destacou que a proposta teve diligência junto à Secretaria de Estado da Saúde, que deu parecer pela aprovação. Matéria segue para apreciação na Comissão de Saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AGROTÓXICOS

Os parlamentares também aprovaram parecer da deputada Ada de Luca ao PL 280/2019, de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que propõe a criação do Programa Estadual de Redução dos Agrotóxicos (Proera) em Santa Catarina.

 

 

 

Conforme Padre Pedro, o projeto prevê um processo gradual de eliminação dos agrotóxicos, com foco nos produtos cujas pesquisas apontam perigo para a saúde e efeitos nocivos ao meio ambiente, ou substâncias que já são proibidas em vários países. Matéria segue para apreciação nas comissões de Agricultura e Política Rural e de Turismo e Meio Ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IGREJAS

Membros das bancadas do PSC e do PSD defenderam ocupação de 50% nos templos localizados em regiões com risco moderado para Covid-19 na sessão de terça-feira, 15, da Assembleia Legislativa.

 

 

 

“Estamos pleiteando desde o início de setembro que se construa um protocolo para ampliar a taxa de ocupação das igrejas. Desde o dia 20 de abril estão funcionando com 30% da capacidade, muitos setores estão ampliando a taxa de ocupação, pleiteamos 50% nas regiões com risco moderado”, anunciou Jair Miotto (PSC).

 

 

 

 

O deputado garantiu que as igrejas são disciplinadas e que os fiéis utilizarão máscaras, álcool em gel e a temperatura deles será medida na entrada dos templos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EFEITOS

Os hábitos de consumo nos supermercados sinalizam desembarque dos produtos preferidos na quarentena mais rigorosa. Em julho e agosto, o item que mais perdeu espaço na cesta foi o leite condensado, que caiu 9 pontos percentuais ante maio e junho, seguido por farinhas e grãos (-8,7 pontos), segundo a Horus, empresa de inteligência de mercado que analisa notas fiscais.

 

 

 

 

O comportamento típico de quem está em casa, como passar a fazer pães e bolos, começa a ficar para trás, segundo Luiza Zacharias, diretora da Horus, em entrevista à coluna Painel SA da Folha de S.Paulo.

 





Deixe seu comentário: