quinta-feira, 25

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Precisamos falar sobre O Caso Evandro

Últimas Notícias

Nova série documental do Globoplay firma serviço como plataforma de excelência para o gênero

VICIANTE

- Ads -

Precisamos falar sobre O Casa Evandro, em cartaz no Globoplay. Mas antes precisamos falar sobre as séries documentais do serviço de streaming.

Com uma equipe de jornalistas e produtores que são inegavelmente o suprassumo do telejornalismo brasileiro, somente  a Globo seria capaz de dar vida a esse segmento que vem alicerçando o Globoplay, seu serviço de streaming, como local de excelência em séries documentais. Começou com Marielle, que traz aspectos inéditos da investigação sobre a rumorosa execução da vereadora carioca, depois teve Em Nome de Deus, que trouxe revelações surpreendentes como o vídeo no qual o médium João de Deus come um copo de vidro e o chocante depoimento de sua filha/esposa. Ainda no fervor da pandemia, Álvaro Pereira Junior correu o mundo investigando a origem e avanço das vacinas. A Corrida das Vacinas trouxe as primeiras imagens do instituto Gamaleya, responsável pela fabricação da Sputnik V, a vacina russa. A investigação de Pereira só reforçou a imagem duvidosa do imunizante. Todas as séries são imperdíveis.

Agora chega O Caso Evandro, uma investigação que desperta especial interesse por ter ocorrido no litoral do Paraná e ter citações a figuras como Aníbal Khouri, político nascido em Porto União que se tornou referência regional.

A série de sete episódios é baseada nos podcasts do projeto Humanos, liderado pelo jornalista Ivan Mizanzuk. O Caso Evandro, também conhecido como as bruxas de Guaratuba, refere-se ao suposto sequestro e assassinato do garoto Evandro Ramos Caetano, em 1992, na pequena cidade litorânea.

Quem começar a assistir achando que sabe tudo da história, vai se surpreender. Com talento incomparável para envolver o espectador, a dupla de documentaristas Aly Muritiba e Michelle Chevrand evoluem a história para o ápice com revelações que podem dar nova reviravolta ao caso julgado duas vezes. Confesso que fiquei com síndrome de abstinência pelo fato de o Globoplay liberar de dois em dois episódios (depois do sétimo tem um episódio extra sobre O Caso Leandro, desaparecimento de outra criança também em Guaratuba pouco antes do sumiço de Evandro).

Para além de um show de jornalismo investigativo, a série mostra o quanto não aprendemos sobre pré-julgamentos, justiça falha e violência policial. O caso Evandro tem tudo isso, didaticamente. Mesmo assim acreditamos que armar a população e dar salvo conduto à Polícia é a solução para todos os nossos problemas.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?