sexta-feira, 29

de

março

de

2024

ACESSE NO 

Portaria publicada pelo Estado libera futebol entre amigos em SC

Últimas Notícias

- Ads -

Competições serão liberadas somente no nível alto ou moderado (cor amarela); presença de público segue proibida

- Ads -

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicou uma nova portaria nesta terça-feira, 27, em conjunto com a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), que define critérios para retomada das competições, treinamentos esportivos e práticas esportivas em Santa Catarina. A nova medida libera o esporte coletivo de lazer, ao ar livre, em todos os níveis de risco para covid-19.

 

 

 

A Portaria nº 441 revoga a Portaria Conjunta nº 386, de 12 de abril, e regulamenta as práticas de esporte de rendimento, participação de lazer e educacional, de acordo com as modalidades. Ela ainda leva em consideração a Matriz de Risco Potencial Regional.

 

 

 

As modalidades esportivas foram classificadas em quatro grupos:

 

  • Grupo I – Modalidades individuais sem contato direto, em que os praticantes permanecem afastados uns dos outros de maneira que não haja contato físico entre eles em nenhum momento da atividade, tais como atletismo, canoagem, ciclismo, golfe, ginástica, xadrez, bocha, bolão 16, bolão 23, automobilismo, motociclismo, tiro esportivo, tiro com arco, powerlift, crossfit, halterofilismo, surf, bodyboard, skate, escalada esportiva, triatlhon, pentatlo moderno, hipismo, esgrima, badminton, remo, vela, tênis de mesa, tênis, beach tênis, natação, squash, paddle, patinação, dança individual, rafting, esqui aquático, equitação, rapel, voo com asa delta, parapente ou balão;
  • Grupo II – Modalidades individuais com contato direto: os praticantes exercem a atividade de modo que exista contato físico entre eles, caracterizando-se por um contato eventual ou contínuo, tais como boxe, capoeira, jiujitsu, judô, MMA, muaythai, karatê, taekwondo, wrestling (luta livre) e wu shu;
  • Grupo III – Modalidades coletivas: praticantes exercem a atividade em grupo, caracterizando-se por duplas, trios, ou times com dois ou mais integrantes com pouco contato, tais como beach tênis em dupla, goalball, punhobol, remo, tênis de mesa duplas, badminton em duplas, bocha em duplas, vela;
  • Grupo IV – Modalidades coletivas: praticantes exercem a atividade em grupo, caracterizando-se por duplas, trios, ou times com dois ou mais integrantes com contato intenso, tais como basquetebol, futevolei, voleibol, vôlei de praia, beach soccer, futebol amador, futebol americano, futebol sete, futsal, handebol, hóquei na grama, pólo aquático, rugby, beisebol e esoftbol.

 

 

De acordo com o texto, no nível de risco gravíssimo, que é o caso em que se enquadra o Planalto Norte, a competição de esporte de rendimento é proibida para as modalidades de todos os grupos; exceto modalidades de competição a nível internacional, nacional e estadual, desde que autorizadas previamente pela Fesporte. O treinamento, no entanto, é permitido somente para as modalidades do grupo I e para competição a nível internacional, estadual ou nacional.

 

 

 

É proibida a competição de esportes de participação e lazer para todas as modalidades de todos os grupos no nível gravíssimo. No entanto, a prática está permitida para as modalidades de todos os grupos ao ar livre e permitidas também a modalidades de todos os grupos em ambiente fechado, porém, com limite de 25% da capacidade operativa do estabelecimento.

 

 

 

Quanto ao esporte educacional, a portaria proíbe competições no nível gravíssimo para as modalidades de todos os grupos, exceto as realizadas ou autorizadas pela Fesporte. Entretanto, o treinamento é permitido para todas as modalidades em ambiente aberto e em ambiente fechado com limite de 25% da capacidade operativa do estabelecimento.

 

 

 

A portaria também prevê uma série de medidas a serem adotadas pelos estabelecimentos,
trabalhadores, atletas e praticantes em caso de competições esportivas, eventos esportivos, treinamentos esportivos e práticas esportivas como aferição de temperatura, limitação do número de trabalhadores, controle do uso de áreas comuns, utilização de máscaras, distanciamento, higienização de ambientes, manter locais ventilados e dispensadores de álcool 70%.

 

 

 

As competições serão permitidas somente quando a região for classificada para nível alto ou moderado, representada pela cor amarela. Já a presença de público segue proibida em todos os eventos e competições esportivas, nas arquibancadas, em espaços que rodeiam o local da prática esportiva, em áreas privativas de circulação do local do evento e, inclusive, em camarotes, enquanto durar a situação de emergência em saúde no Estado.

 

 

CONFIRA A PORTARIA NA ÍNTEGRA

 

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?