Melhor safra de filmes em 20 anos teve um desfecho surpreendente, mas muito bom
IMPRESSIONANTE
Levou 92 anos de existência da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para um filme falado em língua não inglesa ganhar o prêmio principal da noite do Oscar. A estatueta de melhor filme para Parasita parece impressionante, e é. Parecia tudo armado para a Academia consolar o sul-coreano com prêmio de melhor filme internacional e direção, dando o prêmio principal para 1917 ou Coringa (ao contrário das últimas décadas, qualquer um dos 9 filmes que concorriam na categoria principal tinha moral para levar o troféu) como fizeram no ano passado com Roma, que perdeu para o infinitamente inferior Green Book – o guia. O fato de Parasita abocanhar também o prêmio principal mostra que a Academia está disposta a fazer juz a sua imagem.
Todos os anos sempre dou atenção aos indicados a melhor filme estrangeiro (agora, adequadamente denomina filme internacional). Sempre vi ali os melhores filmes do ano, pelo simples fato de que a categoria rompe a barreira da língua. Como dizer que os melhores filmes do ano estão na categoria principal quando estão ali somente os falados em língua inglesa? Língua define qualidade? Lógico que não.
Foi para isso que, ao que parece, a Academia acordou. Nas últimas nove décadas, já há muito tempo, o prêmio ganhou status de global, assistido em mais de 200 países. Achar que por ser o inglês a língua mais falada do mundo, somente o que é filmado na língua merece deferência diminui de certa forma esse status. Soa fake dizer que é o maior prêmio do cinema, o que ignora festivais como Cannes e Veneza, muito mais multiculturais, que já premiaram filmes brasileiros, por exemplo, como O Pagador de Promessas, palma de ouro em Cannes na década de 1960. Cannes e Veneza não impõem barreiras à língua.
Interessante que a dinâmica de eleição do melhor filme do ano destoa de todas as demais categorias. Ao invés de eleger o melhor filme, os membros da Academia fazem um ranking de, no caso deste ano, nove filmes, do melhor para o pior na sua opinião. Se um deles somar mais de 50% dos votos no primeiro lugar, leva o prêmio. Como isso raramente acontece, a Academia soma os votos do segundo colocado. Se ele somar mais de 50% dos votos, leva o prêmio e assim por diante. É uma dinâmica interessante, que busca evitar distorções que poderiam acontecer se, por exemplo, o primeiro colocado levasse um voto a mais que o segundo colocado. Isso é justo? Não me parece.
A despeito disso, os membros da Academia ticaram, na maioria das vezes, em Parasita, para ocupar as primeiras colocações. Não se avexaram com as legendas e se deixaram embarcar e surpreender com a história de Bong Joon Ho. É um momento importante para o cinema, que merece se repetir nas próximas festas.
PETRA E O DOCUMENTÁRIO
Democracia em Vertigem perdeu o Oscar porque é inferior à Indústria Americana, ponto. Sob o prisma da qualidade e esforço, Indústria Americana de fato supera todos os demais. Agora, se a Academia quisesse levantar bandeira, valeria muito mais chamar a atenção para os massacrados da Síria e premiar Para Sama, linda mensagem da mãe para a filha nascida em uma zona conflagrada.
QUEM GANHOU… QUEM MERECIA GANHAR (SEGUNDO A COLUNA)
FILME
Ganhou: Parasita
Quem merecia ganhar: Parasita
ATOR
Ganhou:Joaquim Phoenix – “Coringa”
Quem merecia ganhar: Joaquim Phoenix – “Coringa”
ATRIZ
Ganhou: Renée Zellweger – “Judy – Muito Além do Arco-Íris
Quem merecia ganhar: Renée Zellweger – “Judy – Muito Além do Arco-Íris
DIREÇÃO
Ganhou: Bong Joon Ho – “Parasita”
Quem merecia ganhar: Bong Joon Ho – “Parasita”
ATRIZ COADJUVANTE
Ganhou: Laura Dern – “História de um casamento”
Quem merecia ganhar: Kathy Bates – “O caso Richard Jewell”
ATOR COADJUVANTE
Ganhou: Brad Pitt – “Era uma vez em… Hollywood”
Quem merecia ganhar: Joe Pesci – “O irlandês”
ROTEIRO ORIGINAL
Ganhou: “Parasita” – Bong jooh Ho e Han Jin Won
Quem merecia ganhar: “Parasita” – Bong jooh Ho e Han Jin Won
ROTEIRO ADAPTADO
Ganhou: “Jojo rabbit” – Taika Waititi
Quem merecia ganhar: “O irlandês” – Steven Zaillian
DOCUMENTÁRIO
Ganhou: Indústria Americana
Quem merecia ganhar: Indústria Americana
MAQUIAGEM
Ganhou: O escândalo
Quem merecia ganhar: O escândalo
FIGURINO
Ganhou: Adoráveis Mulheres
Quem merecia ganhar: Jojo Rabbit
CANÇÃO
Ganhou: “(I’m gonna) love me again” – “Rocketman”
Quem merecia ganhar: “Stand up” – “Harriet”
TRILHA SONORA
Ganhou: Coringa
Quem merecia ganhar: 1917
ANIMAÇÃO
Ganhou: Toy Story 4
Quem merecia ganhar: Klauss
FILME INTERNACIONAL
Ganhou: Parasita
Quem merecia ganhar: Parasita
FOTOGRAFIA
Ganhou: 1917
Quem merecia ganhar: 1917
EFEITOS VISUAIS
Ganhou: 1917
Quem merecia ganhar: “Vingadores: Ultimato”
EDIÇÃO
Ganhou: Ford vs Ferrari
Quem merecia ganhar: Coringa