Policiais atendiam a uma ocorrência de trânsito quando foram abordados pela família
Os policiais militares, sargento Gravi e cabo Oliveira, de Canoinhas, já haviam se destacado no combate a um incêndio ao posto de saúde da Cohab 1, no bairro Industrial 1, há exatamente um ano, atuando com segurança e bravura e evitando um grande desastre. Desta vez, a dupla policial atuou rapidamente e com eficiência para salvar a vida de uma criança de 16 dias que se afogou com leite materno.
Na manhã desta sexta-feira, 21, os dois policiais estavam atendendo a uma ocorrência de acidente de trânsito na rua São José, quando um carro parou e uma mulher desesperada gritou por socorro.
A mulher, em estado de choque, saiu do veículo e correu em direção à viatura da PM. Os policiais tentaram acalmar a mulher, momento em que um homem saiu do veículo e entregou ao cabo Oliveira uma criança de 16 dias, que estava roxa por falta de respiração. Segundo informações da família, a criança havia se afogado com o leite materno.
Imediatamente, a equipe policial prestou os primeiros socorros ainda na rua. Conhecedores do procedimento, os policiais realizaram a manobra de tapotagem em recém-nascido, para desobstrução das vias áreas, obtendo sucesso na execução, fazendo a criança voltar a respirar e esboçar choro.
Diante da situação, os policiais se deslocaram com prioridade para a UPA, onde uma equipe médica já aguardava a chegada deles, pois o operador da Central de Polícia (Copom), sargento Amir Leite, havia realizado contato telefônico informando sobre a condução da criança pela equipe policial e solicitou prioridade.
No hospital, a criança, já desafogada, permaneceu em observação. A mãe foi orientada sobre a forma correta de amamentar e também sobre as manobras para desobstruir as vias respiratórias do seu filho, caso a situação volte a ocorrer.