Desde redemocratização, Planalto Norte não tinha tantos candidatos a prefeito


Mafra tem sete candidatos, recorde em mais de 20 anos; Bela Vista do Toldo e Monte Castelo, dois

 

A proibição, a partir deste ano, de coligações para eleições proporcionais causou um fenômeno que não encontra precedentes na história recente: um boom no número de candidatos a prefeito em todo o País, o que se repete, também, no Planalto Norte catarinense. Trinta e seis candidatos disputam as dez prefeituras da região, maior número desde a redemocratização do país.

 

 

EVOLUÇÃO NO NÚMERO DE CANDIDATOS DESDE 1988

 

 

 

Como cada partido só pode contar com os votos da própria chapa de vereadores, prevaleceu a tese de que é melhor ter um candidato a prefeito para ajudar a puxar votos para a Câmara. Outra razão é a cláusula de barreira progressiva imposta pela reforma de 2017. Ela faz com que as legendas só tenham acesso ao fundo partidário e à propaganda no rádio e na TV se alcançarem um desempenho mínimo nas eleições de 2022: ao menos 2% dos votos válidos para a Câmara em nove estados ou eleger onze deputados em nove unidades da federação. Os partidos se movem com a crença de que mais vereadores elevam as chances de emplacar deputados daqui a dois anos.

 

 

 

 

A fragmentação foi acelerada ainda pelo faro eleitoral de legendas menores, que viram espaço para crescer diante da derrocada de siglas tradicionais alvejadas por denúncias de corrupção e pela falta de renovação de seus quadros.

 

 

 

No Planalto Norte, Mafra quebrou recorde absoluto de candidatos. Sete candidatos disputam a prefeitura neste ano. Três Barras vem na sequência com cinco candidaturas, seguida de Porto União e Itaiópolis com quatro candidatos cada.

 

 

 

 

CanoinhasMajor Vieira, Irineópolis e Papanduva têm três candidatos cada. Apenas Monte Castelo e Bela Vista do Toldo polarizaram a disputa em duas candidaturas.

 

 

 

 

 

 

 

CANDIDATOS DA COMARCA

Clique nas fotos e assista as entrevistas já realizadas pelo JMais

 

 

 

 

MAPA INTERATIVO MOSTRA CANDIDATURAS NO PLANALTO NORTE E ARREDORES





Deixe seu comentário: