sexta-feira, 19

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

PL entra na disputa pela prefeitura de Canoinhas e apresenta quatro candidatos

Últimas Notícias

- Ads -

Coronel Mário, Gil Baiano, Maurício Zimerman e Zenici Dreher entram no páreo

NOVOS ATORES

- Ads -

O partido Liberal (PL) de Canoinhas se reuniu nesta semana e, analisando as manifestações dos demais partidos, em conversa com o grupo decidiu colocar quatro nomes à disposição para compor a majoritária com preferência para apoiar Gil Baiano como candidato a prefeito. Coronel Mário Erzinger, Maurício Zimmermann e Zenici Dreher colocaram seus nomes a disposição para a vice.

Zenici chegou a dizer que não pretendia disputar a prefeitura quando foi sondada por Willian Godoy (PSD), que a queria na sua vice, mas agora que concluiu a intervenção do transporte escolar mudou de ideia.

Como ainda não se tem um regramento das eleições suplementares, contudo, Zenici e Mário temem que o fato de ambos ocuparem secretarias – ela na Assistência Social e ele na Habitação – pode ser um impeditivo. Por isso, Zimmermann aparece como alternativa para a vice de Gil.

Ao contrário do PSD, que mantém Beto Passos como seu filiado, o PL publicizou a expulsão de Renato Pike e Diogo Seidel de suas hostes.

Com essas novas inclusões no grupo de pré-candidatos, Canoinhas já tem pelo menos 11 postulantes. Além dos quatro do PL, Willian Godoy (PSD), Juliana Maciel (PSDB), Marcos Homer (Podemos), Ivan Krauss (Progressistas), Nilson Souza (PT), Wilson Pereira e Zenilda Lemos (MDB).


SUPERFATURADO

Um servidor público de Lages foi afastado e preso temporariamente nesta terça-feira, 2, por suspeita de superfaturamento de operações judiciais de busca e apreensão. Em nota, a comarca esclareceu que ele e outras duas pessoas são investigadas pelos crimes de associação criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa e falsidade ideológica.


NA FALTA DE MEIO FIOS…

Em documento com carimbo de “urgentíssimo”, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, pediu para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberar às Forças Armadas o acesso a códigos-fonte dos sistemas de votação. Ocorre que estes códigos estão disponíveis desde outubro de 2021.


RESPIRADORES

O Governo de Santa Catarina conseguiu na Justiça a autorização para ter acesso a R$ 2 milhões usados na escandalosa compra de 200 respiradores pulmonares por R$ 33 milhões nos primeiros meses da pandemia de covid-19.  A decisão foi tomada durante sessão da 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça, e acolhe pedido apresentado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) em Agravo de Instrumento.


CPI DO ABORTO

Pelo menos cinco entidades apresentaram uma representação ao Ministério Público Federal (MPF) que questiona a constitucionalidade da CPI do Aborto, aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O documento também afirma que há abuso de poder parlamentar na Comissão, que foi aberta com a assinatura de 21 parlamentares.



DADO POSITIVO

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) divulgou que dos 64 mil mesários previstos para as eleições deste ano, 50% devem ser voluntários. E os demais, convocados seguindo alguns critérios, como as características de cada região.



ASSOMBROSO

Cerca de dois em cada 10 assassinatos cometidos em Santa Catarina em 2019 ficaram impunes. Dos homicídios dolosos registrados no Estado naquele ano, 22% deles chegaram já ao final de 2020 sem que pelo menos um agressor tivesse sido denunciado à Justiça. Os dados são do Instituto Sou da Paz.



PRESENÇA FEMININA

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Alziras em parceria com a Oxfam Brasil apontou que apenas 12,1% dos municípios brasileiros elegeram mulheres para ocupar o cargo de prefeita na última eleição, em 2020. O estudo analisou os dois últimos pleitos e mostrou que o Brasil vai demorar 144 anos para alcançar a paridade de gênero nas prefeituras.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?