quinta-feira, 16

de

setembro

de

2021

ACESSE NO 

Pesquisas da UnC recebem certificado de propriedade industrial

Últimas Notícias

- Ads -

Fabio Burzi e Guilherme Muniz são ex-alunos do curso de Engenharia Elétrica e hoje profissionais formados

 

 

Como resultado dos trabalhos de iniciação científica e de Conclusão de Curso de Engenharia Elétrica, Fabio Burzi e Guilherme Serpe Muniz, ex-alunos e hoje profissionais formados receberam o Certificado de Registro de Programa de Computador outorgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para dois projetos inovadores.

 

 

 

Ambos os acadêmicos, com a orientação do professor Luis Eduardo Palomino Bolivar, desenvolveram pesquisas que foram reconhecidas e certificadas pelo INPI. A primeira pesquisa, realizada no final de 2019 pelo então acadêmico Fábio Burzi, trata-se de um sistema de empréstimo de chaves da Unidade de Marcílio Dias. O segundo projeto foi desenvolvido em 2020 por Guilherme, que automatizou o processo de entrega das chaves com a higienização do material contra vírus, a exemplo do coronavírus, utilizando radiação Ultra-Violeta classe C (UV-C).

 

 

 

O sistema criado por Fábio permite acompanhar a logística de retirada e entrega das chaves dos setores, incluindo a emissão de um relatório sobre a rotina do dia. Já Guilherme construiu uma urna que recebe a chave de forma automatizada, higieniza e faz a baixa no sistema. A higienização acontece com radiação UV-C no combate ao coronavírus.

 

Urna de radiação UV-C/Divulgação/UnC

 

 

Para o professor Palomino, Líder do Grupo de Pesquisa em Energias Alternativas e Renováveis da UnC e orientador, “a consolidação acadêmica destes trabalhos com dois registros no INPI revelam a importância da formação profissional no que tange a proteção dos direitos dos desenvolvimentos tecnológicos, neste caso de software”, destaca.