Pedágio na rodovia BR-116, em Monte Castelo, pode ficar até 25% mais caro

Pedágio instalado em Monte Castelo/Panoramio

Cobrança no trecho que corta a região do Planalto Norte catarinense tem uma das taxas mais caras do País

 

 

Para readequar contratos herdados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Ministério de Infraestrutura quer permitir um aumento médio de até 25% dos pedágios para sete rodovias no Sudeste e no Sul. Estão entre elas a BR-116, que tem ponto de pedágio em Monte Castelo. A informação é do jornal Folha de S.Paulo desta terça-feira, 12.


 

 

Em alguns casos, como o da Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte, o reajuste pode chegar a 58%.

 

 

As concessionárias responsáveis pelas estradas enfrentam desequilíbrio financeiro e alegam não conseguir investir R$ 7 bilhões em obras de melhoria previstas nos contratos.

 

A Arteris, que tem como sócias a espanhola Arbetis e a canadense Brookfield, precisa honrar com R$ 4,6 bilhões para cumprir exigências como duplicações, faixas adicionais, sistemas de controle e monitoramento em cinco vias.

 

 

Outras duas empresas, Acciona e Triunfo, teriam de arcar com mais R$ 2,4 bilhões para melhorias em duas estradas.

 



Simulações indicam que a proposta de aumento do pedágio poderia gerar R$ 600 milhões por ano às concessionárias Planalto Sul, Fluminense, Fernão Dias, Régis Bittencourt e Litoral Sul, controladas pela Arteris, valor que seria suficiente para os investimentos.

 

 

A BR-116 (PR/SC) é administrada pela Autopista Planalto Sul, que precisa realizar R$ 383 milhões em investimentos, mas o pedágio nessa via já é elevado (R$ 6,50), deixando pouca margem para correções.

 

 

Segundo os técnicos do ministério, na média, somando a tarifa das sete estradas, seria possível ampliar em até 25% a receita dos pedágios.

 

 

Caso decida avançar na ideia de reajustar as tarifas dessas rodovias, o ministério terá de superar ainda outra barreira.

 

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) defende que não é possível agregar mais obras em contratos vigentes. Mas o ministro afirma que vai tentar reverter esse entendimento.

 

RodoviaConcessionáriaExtensãoPedágio atual (para veículos leves)
BR-116 (PR/SC) – Autopista Planalto SulArteris413 kmR$6,50
BR-376 (PR) e BR-101 (SC) – Autopista Litoral SulArteris405,94 kmR$2,70
BR-116 (SP/PR) – Rodovia Régis BittencourtArteris402 kmR$3,20
BR-381 (MG/SP) – Rodovia Fernão DiasArteris562 kmR$2,40
BR-101 (RJ) – Autopista FluminenseArteris320 kmR$5,50
BR-393 (RJ) – Rodovia do AçoAcciona200 kmR$7,00
BR-153 (SP) – Rodovia TransbrasilianaTriunfo321 kmR$5,20
BR-116 e BR-324 (BA) – ViaBahiaViaBahia (Isolux e Engevix)680 kmR$2,90

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