quinta-feira, 30

de

junho

de

2022

ACESSE NO 

Passos se reserva o direito de permanecer calado na CPI dos Livros

Últimas Notícias

- Ads -

Depoimento estava marcado para esta terça-feira, 21

DIREITO A SE CALAR

O ex-prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD), vai usar o direito a ficar calado durante a oitiva na CPI dos Livros, marcada para a tarde desta terça-feira, 21. Veja a íntegra do email encaminhado pela defesa de Passos à Câmara de Vereadores:

“Diante do exposto, a fim de abreviar o tempo e evitar a designação de oitiva e deslocamento/remoção do investigado desnecessariamente, comunica-se que para fins de interrogatório inquisitivo, Gilberto dos Passos optou por exercer – por ora seu direito ao silêncio, nos termos do art. 5º, inc. LXIII, da Constituição da República e art. 8.2 “g”, do Pacto de São José da Costa Rica.”

A CPI não sabe dizer se mesmo assim será feita a transmissão direto do Presídio Regional de Joinville, onde Passos está segregado.



EQUÍVOCO

A advogada Silvia Domingues Santos Mansur não desistiu da defesa do vice-prefeito de Canoinhas, Renato Pike (sem partido), um dos presos na sétima fase da operação Et Pater Filium, segregado desde 29 de março. A informação equivocada foi postada por cerca de uma hora na manhã desta terça aqui na coluna.

Nesta semana, conforme a coluna publicou, deve acontecer a conclusão do relatório da comissão processante de impeachment, que pode cassar o mandato de Pike, tornando-o inelegível por oito anos. A afirmação é do relator da comissão, Marcos Homer (Podemos).




SUSPEITO

Vereadoras Tatiane Carvalho (MDB) e Juliana Maciel (PSDB) levantaram dúvidas sobre a licitação para contratação de médicos que, segundo elas, ainda não começaram a trabalhar apesar de o certame ter sido concluído há mais de 30 dias. Elas contaram que ao consultar o RQE ( registro de qualificação de especialista) do médico psiquiatra, não encontraram o registro junto ao Conselho de Medicina. Requerimento questionando a Secretaria de Saúde foi aprovado ontem na Câmara.



MÃO ARMADA

Representando o Clube de Tiro Major Thomas Vieira, de Canoinhas, Julio Cesar de Souza Calazans esteve na Câmara ontem para defender e pedir apoio a um projeto de lei estadual de autoria do deputado Jessé Lopes (UB) que “reconhece o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte de armas de fogo ao atirador desportivo integrante de entidades de desporto legalmente constituídas nós termos do inciso IX do artigo 6° da Lei Federal n. 10.826/2003”.

Entregou um mimo a cada um dos vereadores: uma caneta em formato de munição.


LEITOS SUS

A Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública para debater a falta de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina.

O evento está marcado para esta terça-feira, 21, a partir das 9h, no Plenarinho da Alesc, em Florianópolis.



“Sinto-me nadando contra a maré. Tenho vontade de pegar todos os cães abandonados e colocar no gabinete do prefeito”

Da vereadora Tatiane Carvalho (MDB) afirmando que mais uma vez mandou anteprojeto de lei para o Executivo apresentando possíveis soluções sobre animais abandonados. Ela reclamou que, a exemplo de Beto Passos, Willian Godoy não a responde no WhatsApp




MILITARES

O governador Carlos Moisés da Silva confirmou nesta segunda-feira, 20, ao colunista da NSC, Anderson Silva, que vai enviar à Assembleia Legislativa os projetos que envolvem os militares estaduais. As propostas criam o plano de promoção dos praças e também estabelecem um corpo de militares temporários em Santa Catarina. Nos últimos dias, criou-se uma expectativa se o governo enviaria ou não os projetos por conta de eventuais resistências na Assembleia.



BOLSONARO EM SC

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é aguardado na Marcha para Jesus, evento evangélico que ocorre neste sábado, 25, na Praia Central, em Balneário Camboriú. A marcha estava marcada para 2 de julho, mas foi adiantada para encaixar na agenda do presidente. Jorge Seif Jr, que vai acompanhar o presidente e estará antes, na quinta, em Canoinhas, diz que não será possível organizar uma motociata considerando o tempo exíguo.



COMUNISTAS

O PCdoB de Santa Catarina decidiu no final de semana que vai apoiar Décio Lima (PT) para a candidatura ao governo do Estado na Frente Democrática de esquerda. Além disso, os comunistas confirmaram a indicação da ex-deputada federal Angela Albino para a cadeira de vice-governadora na chapa.