Partidos têm um ano para indicar candidatos às eleições municipais

Beto Passos e Pike com o ex-prefeito Beto Faria, durante a diplomação/Moisés Gonçalves

Até 5 de agosto de 2020, candidaturas têm de estar definidas

 

 

UM ANO

Falta um ano para as candidaturas a prefeito e vereadores estarem nas ruas em todo o Brasil. Entre 20 de julho e 5 de agosto de 2020 os partidos políticos devem indicar seus candidatos. Lembrando que pelas novas regras, não haverá coligação na proporcional (para a Câmara), somente na majoritária (para prefeito), fato que estabelece um desafio para vários partidos nanicos se manterem. A tendência é de extinção ou incorporação de várias delas.


 

 

Falando especificamente de Canoinhas, cada partido poderá lançar 15 candidatos a vereador, respeitando 30% das vagas para mulheres. 

 

 

 

Quem tem saído na frente neste quesito é o PL, que prepara uma nominata de mulheres que, segundo o partido, será imbatível. A ver.

 

 

 

A disputa para a prefeitura está embolada no momento. Enquanto parece claro que Beto Passos (PSD) e Renato Pike (PL) estarão separados, ainda soa estranho para os ouvidos dos próprios peesedistas uma cogitada coligação com o MDB.

 

 

 

Por mais que esse arranjo soe ainda mais esdrúxulo aos ouvidos do eleitor, não seria uma estratégia inválida. 

 

 

 

Emedebistas e peesedistas ainda não sabem o quanto a onda Bolsonaro vai afetar as eleições municipais. Em 2018, muitos negaram a influência do então candidato do baixo clero da Câmara nas eleições para governadores, deputados e senadores. Aconteceu bem o contrário, com a onda 17 varrendo o País, chegando ao ponto de eleger um completo desconhecido governador de SC. Por que seria diferente nas eleições municipais?

 

 

 

 

Se essa lógica se confirmar, o candidato a ser derrotado seria do PSL, que se ensaia para ungir um nome, se possível, outsider. 

 

 

 

Se tivesse de arriscar, diria que hoje Bolsonaro teria, sim, influência nas eleições municipais. Mas em um ano muita coisa pode acontecer e esse cenário pode ser totalmente revertido, ou não.

 

 

 

 

CONTA

Quem acompanha política há anos em Canoinhas crava que três candidaturas favorecem Beto Passos. Confronto direto, especialmente se for com Leoberto Weinert, tende a ser mais acirrado. 

 

 

 

 

PARA GUARDAR

O colunista de O Globo, Lauro Jardim, exortou um pensador político para fazer uma previsão das eleições municipais do ano que vem: “O país está dividido em três partes: os que adoram Bolsonaro, os que odeiam e… os que vão decidir a eleição”. É, pode ser.

 

 

 

 

MANDADO

A pedido da Promotoria da Moralidade Administrativa da comarca de Canoinhas, policiais civis cumpriram mandado na prefeitura de Canoinhas nesta semana. O objetivo foi apreender um celular de um funcionário a fim de dar sequência à investigação aberta a partir de denúncia anônima de um filiado do PL que ocupa cargo comissionado e garante ter sido intimidado a dar parte do salário para fazer o caixa do partido. A investigação segue em segredo de Justiça.

 

 

 



 

FALANDO EM PL

O ex-vereador Neno Pangratz, ex Progressistas, já está filiado no PL. Do MDB, Chiquinho da Silva, que foi vereador na gestão passada, também foi para o PL.

 

 

 

 

 

TROCA DE COMANDO

Não era novidade para ninguém que Gil Baiano (PL) reassumiria sua vaga na Câmara de Vereadores em 2020 com vistas às eleições. Está acertado, inclusive, que ele deve ocupar a presidência no ano eleitoral. Surpresa foi ele ter deixado a Secretaria de Obras nesta sexta, 15, para assumir a vaga da qual é titular na segunda-feira, 19.

 

 

 

Com a volta de Gil, Edmilson Verka deixa a Câmara. Beatriz Pazdiora segue como única suplente na vaga de Zenici Dreher.

 

 

 

O PL já prestigiou cinco suplentes. Pela ordem, Chico Mineiro (hoje afastado), Ivan Karuncho (secretário de Habitação), Nilson Cochalsk (que vai agora para a Secretaria de Obras), Edmilson Verka e, agora, Beatriz.

 

 

 

 

 

RUA ABERTA

A partir desta segunda-feira, 19, a rua que era usada de modo privado pela empresa Lavrasul passa a ser aberta ao público em geral no bairro Industrial 1. A rua é extensão da Henrique Sorg.

 

 

 

ARQUITETO

Vai à votação na segunda-feira, 19, na Câmara de Canoinhas, projeto de lei que cria mais um cargo de arquiteto na estrutura da prefeitura. O cargo de 40 horas oferecerá salário de R$ 3,6 mil.

 

 

 

HEIL HITLER

O vereador Wilmar Sudoski (PSD) se empolgou ao relatar sua visita ao Campo de Concentração de Auschwitz, no sul da Polônia, durante fala na Câmara de Vereadores. Disse que uma das coisas que mais o impressionou foi o portão do local macabro, onde consta a frase “O trabalho liberta”. “É isso mesmo, o trabalho liberta”, endossou. A frase  é conhecida por ter sido colocada nas entradas de vários campos de extermínio do regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Em Auschwitz, onde milhares foram exterminados, a inscrição foi feita por prisioneiros com habilidades em metalurgia e foi erigida por ordem dos nazistas em junho de 1940.

 

 

Sob o manto de frases de efeito como esta, Hitler e sua matilha assassinaram covardemente 6 milhões de pessoas.

 

 

 

 

 

TESTE

As pré-inscrições para o Teste Público de Segurança (TPS) 2019 do Sistema Eletrônico de Votação que será utilizado nas Eleições Municipais de 2020 foram abertas ontem. Pela quinta vez, a segurança da urna eletrônica será colocada à prova por estudantes e profissionais das áreas de Tecnologia e Segurança da Informação de todo o país. Para se inscrever, basta ser brasileiro e ter mais de 18 anos de idade.

 

 

 

NA TELA

o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a divulgar em suas redes sociais – YouTube, Facebook, Instagram e Twitter – uma série de vídeos sobre as Eleições Municipais de 2020. Os materiais, produzidos pelo Núcleo de TV do TSE, também serão veiculados durante a programação da TV Justiça.

 

 

 

O objetivo da série é explicar o funcionamento do processo eleitoral aos cidadãos e esclarecer quais são as atribuições dos cargos que estarão em disputa no pleito do próximo ano: vereador, prefeito e vice-prefeito. Assista acima o primeiro vídeo.




Deixe seu comentário: