segunda-feira, 15

de

agosto

de

2022

ACESSE NO 

Parceria entre IFSC e empresa de papel garante recuperação de computadores para o HSCC

Últimas Notícias

- Ads -

Equipamentos foram encaminhados para uso no Centro Cirúrgico

Uma parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Cia Canoinhas de Papel está contribuindo com a informatização do Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC). A primeira ação foi o repasse de quatro computadores completos, com CPU, monitor, teclado e mouse, e em perfeito estado de funcionamento para uso no Centro Cirúrgico.

Conforme a gestora hospitalar do Hospital Santa Cruz, Karin Adur, a informatização das salas operatórias vai melhorar os processos e o sistema interno e ajudará no controle correto de fluxos e débitos, melhorando a gestão de dados do local, uma meta que o hospital tinha há muitos anos.

“O objetivo está se tornando realidade graças a esta doação, onde teremos grandes benefícios. Além dos já mencionados, frisa-se ainda o seguro controle de estoque, confirmação de consumo em sala cirúrgica, controle de cirurgia em tempo real, informações do paciente em tempo real, informações corretas dos custos dos pacientes, agilidade no faturamento das contas e relatórios diários com informações corretas e em tempo real”, explica a gestora hospitalar.

Além de contribuir diretamente com o hospital e com a comunidade, a parceria entre o Câmpus Canoinhas do IFSC e a empresa de papel tem caráter sustentável, ao dar novo destino a equipamentos que poderiam ser descartados, e pedagógico, pois serve de laboratório para os estudantes.

Primeiro, os equipamentos usados foram repassados pela empresa de papel e recuperados no Câmpus Canoinhas do IFSC, pelos alunos do segundo e terceiro módulos do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, com orientação dos professores Adair Folmer, Alexandre de Abreu e Diocélio Larsen e apoio do técnico de laboratório Gustavo Ziger.

“Nós da Cia Canoinhas de Papel, sempre que possível, ajudamos o hospital, visto que necessitam de um apoio. E, como sempre temos equipamentos para descartar, sugerimos ao IFSC que, em virtude de ter um curso técnico e necessitar de aulas práticas, poderia pegar estes equipamentos e tentar restaurá-los e entregar para o hospital”, conta o analista de sistemas da Cia Canoinhas de Papel, Jurandir Ambrosini.

Nos laboratórios do IFSC, os computadores passaram por limpeza completa, testes e substituição de peças, aplicação de pasta térmica e limpa contatos, atualização e adição de módulos de memória e inclusão de placa de rede sem fio.

“Este projeto foi uma etapa inicial de novas ações de extensão que serão realizadas pelo IFSC Câmpus Canoinhas e a Cia Canoinhas para o aprimoramento da infraestrutura de TIC [tecnologia da informação e comunicação] do Hospital Santa Cruz”, destacam os professores do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFSC.