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O que é SEO?

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Os três pilares para colocar o seu site entre as primeiras posições nos resultados das buscas orgânicas do Google e outros buscadores

 

Na atualidade uma das melhores formas de se conseguir tráfego qualificado para o seu site, é aparecer nas primeiras posições nos resultados dos mecanismos de busca na internet.

 

E para você conseguir boas posições no ranqueamento dos buscadores, o investimento em SEO (Search Engine Optimization) é crucial.

O que é SEO?


SEO (Search Engine Optimization) é o um conjunto de medidas desde o planejamento até a execução para otimizar um site,  a partir de palavras-chaves especificadas, para deixá-lo em melhores posições e amigável para os sites de buscas como o Google.



Este otimização só é possível através de um conjunto de práticas e técnicas que vai desde a parte técnica do site, até a forma que você produz o conteúdo, baseando-se em palavras-chaves e outros itens que vamos abordar logo adiante.



Para você entender um pouquinho mais faça um teste agora digite no Google: “Qual é o tipo de web site é melhor para minha empresa?”, por exemplo.



Os resultados que irão aparecer são chamados de resultados orgânicos e a ordem com que eles aparecem são definidos pelos critérios de SEO.



Quanto melhor a colocação do resultado, é sinal que o site está usando uma melhor estratégias de otimização.




Considere o SEO uma técnica dentro do Marketing Digital que você deve explorar para conseguir audiência para o seu site, de forma natural, ou seja, organicamente.

 

Os três pilares de SEO

Entendam que quem falar que domina 100% das técnicas de SEO está falando bobagem, porque na verdade ninguém sabe com precisão como funcionam os algoritmos dos motores de buscas.

 

E por mais que saiba, esses algoritmos são atualizados frequentemente. E cada vez mais eles estão se tornando semânticos. E muitos inteligentes.

 


Por exemplo, antigamente se você colocava várias palavras-chaves no seu site, embora elas não fizessem nenhum sentido no contexto da postagem, o Google já indexava nos seus resultados, porém o visitante que entrava através desses resultados, não encontrava exatamente o que eles estavam buscando. Essa era uma prática chamada de Black Hat.

 

Não demorou para o Google atualizar seu algoritmo. (Ainda bem).



Atualmente o algoritmo do Google é semântico. Vou dar um breve exemplo:

Digamos que você escreve um artigo, notícia ou qualquer outro post sobre “Caminhões” e dentro do texto você fala sobre “Baú”, o algoritmo inteligente do Google sabe que este “Baú” é de caminhão, e não aquele que você guarda suas coisas velhas em casa. Entendeu?



Isto é um pequeno exemplo sobre a semântica dos buscadores, e tem muito mais por trás disso.


Vamos voltar aos 3 pilares que consideramos fundamentais e aplicamos aqui na agência.

 

Estrutura técnica do site (1° Pilar)


Já falamos algumas vezes de como o seu site precisa ser bem desenvolvido tecnicamente, por mais caro que você pague para desenvolver seu site, você irá sem dúvida tirar proveito disso em vários fatores.

 



Estrutura HTML
Tratando-se do SEO, a estrutura do HTML (Código em que o site é programado) precisa ser muito bem estruturado e seguir os protocolos de marcação, para que os buscadores entendam onde está o topo, menu, corpo, rodapé do site, e principalmente, onde está a página mais relevante de acordo com a busca do usuário.

 

Dessa forma, quando houver uma busca, o Google irá encontrar os resultados mais facilmente e relevante em seu site.



URL amigável
Acreditem, ainda existem muitos site que não possuem url amigável, e certamente estão perdendo muito tráfego vindo dos motores de busca.



Veja um exemplo de url amigável: http://studiosilver.com.br/servicos/google-adwords   Reparem que logo após .com.br/ já está claro o nome da página, ficando assim fácil de o Google entender e exibir o seu site, quando o resultado for relevante para seu usuário.



Exemplo de url não amigável: http://umsitequalquer.com.br/p?=5151515 reparem que logo após o .com.br/ tem um código que nem você e nem Google pode prever o que há dentro dessa página.

 


Mobile e Velocidade do Site
Um dos itens muito valorizados na atualidade pelos os motores de busca na internet é o fato de o seu site estar otimizado para ser navegado nas pequenas telas de smartphone.

 

E junto com essa navegação otimizada em pequenas telas vem a velocidade do site, que também é importante no site quando acessada de um Desktop.

 

Porém você há de concordar que normalmente a internet em desktop é bem mais rápida do que um 2G, 3G e 4G.

Então é por isso que o Google e outros buscadores se importam muito com a velocidade do site em mobile.

 

Um usuário de mobile não espera mais de 6 segundos para carregar um site.(Segundo o próprio Google).



A velocidade de um site depende de 2 fatores:
Programação coesa, imagens, códigos html, css, js devidamente compactados.



Servidor de hospedagem dedicado, normalmente hospedagem compartilhada, tem recursos bem limitados quando a velocidade. Convém sempre preferir por uma hospedagem dedicada.

 

Se você já tem esses 3 itens que citamos acima em seu site, parabéns, você já tem uma estrutura que está otimizada para receber o próximo item que vamos abordar.



Conteúdo do site (2° Pilar)


Você talvez esteja se perguntando, “Adianta eu ter uma boa estrutura de site se eu deixo a desejar no meu conteúdo?”.



A resposta é: Não adianta só ter o site bem estruturado, mobile e veloz.



Como comentamos anteriormente neste post, SEO é um conjunto de ações para melhorar o posicionamento do site nos buscadores.

 

Então você precisa trabalhar o conjunto. Por isso que vamos listar alguns itens relacionado ao conteúdo do site, que fará com que seu site tenha melhores posições no Google.

 

 


Planejamento de palavras-chaves

Quando você vai fazer algo na internet visando resultados você precisa planejar.

Em se tratando do Marketing de Conteúdo, você precisará planejar as palavras-chaves que são interessante para o seu negócio.



Recomendo que você utilize a ferramenta do Google AdWords chamada Key Word Planner, que vai te ajudar a encontrar as palavras-chaves com maior relevância para o assunto que você vai abordar, seja um produto, serviço, um artigo, notícias e por aí vai.



O detalhe quando vai fazer um planejamento de palavras-chaves não esqueça de incluir as palavras-chaves negativas.

 

Bora, vamos para o exemplo: Supondo que você tem uma floricultura e recebe os seus pedidos online, seria interessante você negativar a palavra-chave como “flores de plástico”, pelo fato que você ter chances remotas de vender para esta pessoa.

 


Títulos, Description e Tags de Heading
Se você tem um site, e fez pelo menos uma postagem já tem uma noção do que estamos falando.

 

Quando vai escrever o seu conteúdo, você precisa respeitar essas 3 regras:



Escreva o título preferencialmente incluindo a palavra-chave, sim aquela que você planejou anteriormente e considera interessante para seu público e seu negócio.



Description (Descrição) é um resumo que a pessoa vai encontrar ao ler o seu conteúdo
que geralmente não pode passar de 200 caracteres.



Tags de Heading: Qualquer ferramenta de CMS tem seu editor de texto e você precisa usar adequadamente as Tags de Heading que são elas  H1, H2, H3, H4, H5 e H6.



Difícil de entender?
Veja um breve exemplo da fórmula aplicada:



Título: Como fazer um site ficar no topo do Google (Use a Tag H1)
Description: Conheça os elementos fundamentais para que você fique entre os 10 primeiros resultados.
Conteúdo: Aqui está o conteúdo e reparem que os subtítulos estão em fontes maiores e em negrito, isso são as Tags de Heading que estão sinalizando para o Google a importância de cada subtítulo.
Exemplo H1 é mais importante do H2, e H2 é mais importante que H3 e assim sucessivamente.  

Achou que os textos grandes no meio deste artigo é só pra bonito?

 

Agora que você conheceu um pouco do planejamento das palavras-chaves e sobre como deve estruturar o seu conteúdo é hora que colocar a mão na massa.



Produzir conteúdo relevante
Bem, não tem como esquecer deste ponto, procure escrever o seu conteúdo com o máximo de relevância possível, e distribua entre 5% a 10% das palavras-chaves que você planejou dentro do seu conteúdo.



Seja único, evite plágios, pois o algoritmo do Google sabe quem postou primeiro, então tudo o que vem depois é cópia, e você pode não ser bem ranqueado por isso.

 



Links internos (On page)
Sempre adicione link internos em seu site, e externos dentro do seu conteúdo, isso é ótimo. Os motores de busca passam a entender melhor o seu site e, principalmente, vê que você está preocupado a passar informação relevante para o seu visitante.

E ainda, possibilitar uma dinamismo na navegação para o usuário.     

 


Links, Acessos e Social (3° Pilar)


Opa, chegamos no 3º pilar do SEO. Talvez você esteja um pouco cansado na leitura deste artigo, porém estamos sempre preocupado em trazer um conteúdo de qualidade e transformador para nossos leitores.



E agora vamos abordar um item importantíssimo no SEO que muitos não sabem, e não depende só de você.



Links Externo (Link building)
Quando vamos trabalhar o SEO no off-page, um dos elementos chaves é o Link building, que nada mais é, que outros sites fazerem links para o seu site, como uma espécie de citação.

 

Portanto quanto mais sites tiverem links mencionando o seu site, o Google compreende que seu site é mais relevante. E melhora seu posicionamento.

 


Acessos
Normalmente um site que tem muitos acessos, tem melhor posicionamento nos buscadores, pelo simples fato de isso ser bem óbvio, quanto mais acessos, o buscador considera o seu conteúdo relevante então passará a ter um boa posição melhor.



Nós também acreditamos que os acessos no site disparam um lembrete para o algoritmo do buscador. Dizendo “Ei nosso site está funcionando, lembre-se de nós”. Mais isso é uma teoria nossa.

 



Social
Imagine que os acessos no seu site dependem somente das pessoas que digitam as palavras-chaves nos buscadores, pode demorar muito para você conseguir disseminar o seu conteúdo na internet.

Por isso que consideramos muito importante você facilitar a distribuição do seu conteúdo nas redes sociais.


Adicionando botões de compartilhamentos para seu visitantes, e também linkar seu conteúdo nas redes sociais.

 

Isso é só básico do SEO


É verdade, os 3 pilares que citei acima não passam do mínimo que você precisa, para o que consideramos um resultado satisfatório que é você ser ranqueado entre os 10 primeiros resultados nos buscadores.

Porém, os investimentos em SEO vão te trazer resultados, com um excelente retorno do investimento.

E recomendamos que você comece a estruturar o seu site com as técnicas de SEO.

Caso você tenha dificuldade nesta tarefa, nós prestamos dois serviços voltados ao SEO marketing:

Consultoria e planejamento;

Adequação técnica em seu site.

 

Solicite uma análise de SEO grátis para o seu site. Ligue 47-3622-0071


Vamos ficando por aqui. Espero que este conteúdo tenha sido realmente transformador para você.


E faça um ato nobre de comentar e compartilhar este artigo.