A blockchain é “um banco de dados distribuído que mantém uma lista continuamente crescente de registros ordenados, chamados de blocos”. Esses blocos “são vinculados por meio de criptografia. Cada bloco contém um hash criptográfico do bloco anterior, um carimbo de data/hora e dados de transação. Um blockchain é um livro-razão digital descentralizado, distribuído e público usado para registrar transações em muitos computadores, de modo que o registro não possa ser alterado retroativamente sem a alteração de todos os blocos subsequentes e o consenso da rede.
Benefícios da Blockchain
Ter um registro permanente criptograficamente seguro traz vantagens, entre elas:
Mais segurança
Algoritmos de criptografia e hash garantem que apenas usuários autorizados sejam capazes de desbloquear informações destinadas a eles e que os dados armazenados no blockchain não possam ser manipulados de nenhuma forma, incluíndo quando se faz a conversão de btc to brl. Mecanismos de consenso, como prova de trabalho ou prova de suporte, aumentam ainda mais a segurança, exigindo que os participantes da rede concordem sobre a validade das transações antes de serem adicionadas ao blockchain.
Precisão aprimorada
Ao fornecer um livro-razão totalmente transparente e de fonte única de verdade, onde as transações são registradas de maneira cronológica e imutável, o potencial de erro ou discrepância diminui quando comparado a bancos de dados centralizados ou processos manuais de manutenção de registros. As transações são autorizadas objetivamente por um algoritmo de consenso e, a menos que uma blockchain se torne privada, todas as transações podem ser verificadas de forma independente pelos usuários.
Maior eficiência
Além de economizar papel, o blockchain permite uma comunicação confiável entre equipes, reduz gargalos e erros e ao mesmo tempo simplifica as operações gerais. Ao eliminar intermediários e automatizar os processos de verificação – feitos através de contratos inteligentes – o blockchain desfruta de custos de transação reduzidos, tempos de processamento oportunos e integridade de dados otimizada.
Tipos de Blockchain
À medida que a tecnologia blockchain avança, novas variações têm surgido para atender diferentes necessidades. Abaixo, apresentamos três modelos distintos desenvolvidos conforme a demanda.
- Blockchain Público: Os blockchains públicos são redes sem permissão, consideradas “totalmente descentralizadas”. Nenhuma entidade ou indivíduo controla o livro-razão distribuído, e os usuários podem permanecer anônimos. Desde que um usuário forneça prova de trabalho, ele pode participar da rede.
- Blockchain Privado: Os blockchains privados são redes autorizadas. Para obter maior controle ou privacidade sobre uma rede, os blockchains privados são operados por um único administrador, que controla quem pode acessar a rede e se os participantes podem visualizar, verificar ou criar dados no blockchain. Este acesso restrito a um livro-razão criptografado atrai organizações que lidam com informações sensíveis, como grandes corporações ou agências governamentais.
- Blockchain do Consórcio: Os blockchains de consórcio, também conhecidos como blockchains federados, são redes autorizadas administradas por um grupo seleto. Diversos usuários têm o poder de definir regras, editar ou cancelar transações. Com a autoridade compartilhada, o blockchain pode usufruir de maior eficiência e privacidade.
Para além da criptomoeda, onde se pode utilizar a tecnologia blockchain?
Nem só no universo das criptomoeda se utilizam as blockchains. Já podemos constatar a sua utilização em muitos serviços de saúde permitindo que possam armazenar registos de saúde pessoais dos pacientes, mas não só. Ela permite também a comunicação entre médicos e companhias de seguros com transações simples e seguras.
Por sua vez, nas apólices de seguros, esta tecnologia permite diminuir o risco de fraude ao mesmo tempo que o tempo de emissão de reembolsos é mais veloz permitindo que as pessoas recebam o seu dinheiro mais rapidamente. Registros imutáveis do valor da propriedade, reivindicações e reembolsos trazem a transparência essencial ao setor de seguros e os contratos inteligentes podem minimizar significativamente a burocracia necessária para esses pagamentos.
Os fabricantes, varejistas e consumidores têm interesse em acompanhar as cadeias de abastecimento desde as fontes originais até o cesto de compras do consumidor. Aqui, as blockchains também podem desempenhar um papel essencial no rastreio dos bens ao longo de toda a sua jornada, desde a criação até à utilização, como já demonstrado pelo Walmart no segmento das cadeias de abastecimento dos alimentos vendidos nas suas lojas.
Conclusão
O mundo está em constante mutação, especialmente o mundo tecnológico onde a blockchain ganha cada vez mais espaço por todas as vantagens aqui enumeradas. Podendo ser aplicada às mais diversas áreas, desde as finanças à saúde, passando pelas criptomoedas, a blockchain veio para ficar e promete continuar a revolucionar o mundo tecnológico e a forma como as transações são feitas.
Por vezes nem sempre é fácil assimilar estes temas porque, por serem estranhos (ao início) podem requerer algum processo de assimilação. Mas, como dizia um famoso escritor português “primeiro estranha-se e depois entranha-se” e como tal, se continuar a ler sobre o tema, certamenteganhará mais domínio. O nosso site tem mais 2 artigos sobre o tema, assim, sinta-se à vontade para ler e absorver mais conhecimento.