O que abre e fecha nos feriados do dia 1º e do dia 3 de maio em Canoinhas

Santa Cruz de Canoinhas/Fátima Santos

Confira o funcionamento de repartições públicas e comércio

 

 

Nesta quarta-feira, 1º de maio, é celebrado o Dia do Trabalhador, data que marca feriado nacional. Já na sexta-feira, 3, em Canoinhas é celebrado o Dia de Santa Cruz, padroeiro do município, instituído como feriado municipal. Acompanhe como funcionarão os estabelecimentos e órgãos em Canoinhas entre esta quarta e sexta-feira:


 

 

 

 

PREFEITURA DE CANOINHAS

Fechada na quarta-feira, dia 1º e na sexta-feira, 3. O Governo do Município de Canoinhas informou que não haverá ponto facultativo na quinta-feira, 2 de maio. As repartições públicas municipais terão expediente normal neste dia, exceto as unidades escolares. Pelo calendário letivo, não haverá aula no dia 2 de maio.

 

 

 

BANCOS

Fechado na quarta-feira, dia 1º, e na sexta-feira, 3. Atendimento normal na quinta-feira, 2.

 

 

CORREIOS

Fechado na quarta-feira, dia 1º, e na sexta-feira, 3. Atendimento normal na quinta-feira, 2.

 

 

LOJAS E SUPERMERCADOS

O Sindicato do Comércio Varejista de Canoinhas e Região (Sindilojas) orientou os lojistas que o feriado do dia 1º de Maio deve ser respeitado integralmente por todos os estabelecimentos, inclusive pelo setor supermercadista.

 

 

Na quinta-feira, 2, o comércio de Canoinhas abre normalmente.

 

 

Para o dia 3, feriado municipal, o Sindilojas orientou que os estabelecimentos, salvo os de saúde e segurança, não devem funcionar. Segundo acordo firmado para feriados, supermercados, mercados e minimercados, está permitido no dia 3 o trabalho com mão de obra de empregados, porém a empresa tem que acertar com o funcionário data para compensação do repouso semanal, valor da hora e carga horária para compensação. O acordo deverá ser assinado pelo empregado e pelo responsável legal da empresa e entregue no Sindilojas para receber o visto, caso contrário não será válido.

 

 

 

GOVERNO DO ESTADO



Quarta-feira, 1º de maio, não há expediente. Os serviços públicos essenciais devem ser garantidos com escalas de plantão ou ato definido pela autoridade competente. São considerados serviços públicos essenciais: tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; assistência à saúde; distribuição e comercialização de medicamentos; captação e tratamento de esgoto; e as atividades finalísticas das secretarias da Segurança Pública, Saúde, Defesa Civil, Educação, Justiça e Cidadania e da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc).

 

 

Quinta-feira, expediente normal.

 

 

Segundo o decreto de feriados assinado pelo governador Moisés em janeiro deste ano, os feriados municipais devem ser observados pelos órgãos catarinenses nas cidades em que estejam localizados. Portanto, como é feriado municipal em Canoinhas, não há expediente na sexta-feira, 3.

 

 

Casan

Fechada no dia 1º. A Casan funcionará normalmente na quinta-feira, 2. Na sexta-feira, 3, não haverá atendimento presencial, mas durante todo o feriado haverá equipes de plantão para atender ao público. Quem precisar poderá acionar a central de atendimento pelo telefone 0800 643 0195 e pelo site da companhia, ambos com plantão 24 horas para recebimento de demandas e orientações.

 

 

Celesc

Fechada no dia 1º. A Celesc também funcionará normalmente na quinta-feira, 2. Na sexta-feira, fechada, retomando o expediente normal na segunda-feira, a partir das 8h. Os serviços essenciais serão mantidos durante todo o feriadão. Para emergências, o consumidor pode ligar para 0800 48 0196 ou informar sobre falta de energia enviando um SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ e o número da Unidade Consumidora. Serviços comerciais estão disponíveis no portal Celesc, Agência WEB, ou pela discagem gratuita 0800 48 0120 em toda área de concessão.

 

 

Defesa Civil

A Secretaria de Estado da Defesa Civil orienta a população, em caso de emergência, que comunique à coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros Militar, no 193. O cidadão também pode ficar atento aos alertas nas redes sociais, SMS e no site da Defesa Civil de Santa Catarina.

 

 

Saúde

Todas as emergências dos hospitais públicos do Estado estarão abertas em esquema de plantão durante o feriado do dia 1º, assim como o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc).

 

 

Segurança

Polícias Civil (181) e Militar, incluindo a Polícia Militar Rodoviária (190), funcionarão em esquema de plantão com escalas. Bombeiros Militares (193) e Instituto Geral de Perícias (IGP) também não param.

 

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fecha na quarta-feira, e na sexta-feira, 3, e retoma as atividades na segunda-feira, com horário normal de atendimento, das 8h30 às 17h.

 

Deixe seu comentário: