terça-feira, 23

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Número de divórcios dispara em Canoinhas e região na pandemia

Últimas Notícias

- Ads -

Em Canoinhas o número de casais que terminaram o matrimônio cresce desde 2017

- Ads -

O número de divórcios no Planalto Norte catarinense cresceu em 2020, o primeiro ano da pandemia, revelam dados divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos três municípios do Planalto Norte que tiveram dados divulgados, nota-se aumento no número de divórcios, que em Porto União supera o de casamentos. Em Canoinhas o número de casais que terminaram o matrimônio cresce desde 2017 e acelerou na pandemia. Mafra lidera a lista da região.

Os três municípios compartilham um elemento em comum: seguiram tendência de queda nos divórcios entre 2018 e 2019 na igual proporção de 56%, enquanto Porto União teve apenas uma oscilação negativa. Mas em 2020 os divórcios voltaram a crescer em Canoinhas, Mafra e Porto União.

Ocorreram 108 divórcios em Canoinhas durante 2020, sendo 84 por via judicial e 24 de forma amistosa, ou extrajudicial. Já em Porto União mais pessoas se separaram do que casaram em 2020. Foram 85 divórcios contra 83 casamentos, números anormais para a série histórica do município, que costuma registrar mais casamentos do que separações. A dinâmica matrimonial no município dá sinais de mudança desde 2018, quando os divórcios passaram a ter sequentes aumentos e o número de casamentos diminui de ano a ano.

Em Mafra, que é líder no número de divórcios, a série histórica segue as mesmas oscilações de Canoinhas. É o número maior de separações amigáveis que coloca o município no topo da lista. Desde 2017 os números de divórcios desse tipo variam de 47 a 49 por ano, enquanto em Canoinhas e Porto União foram respectivos 24 e 22.

Com dados registrados a partir de 2004, o pico de divórcios em Canoinhas se deu em 2012, quando 152 casais deram fim aos seus relacionamentos. Dali em diante os números caíram a cada ano até 2016, mas voltaram a subir em 2017 e em 2020.

Três Barras, Papanduva, Major Vieira, Monte Castelo, Bela Vista do Toldo e Irineópolis não tiveram dados divulgados pelo IBGE a partir de 2006.


O CENÁRIO ESTADUAL

Fonte: IBGE

No cenário estadual, Canoinhas figura na 26ª posição entre os municípios que mais registraram divórcios por via judicial. Mafra é o 31º e Porto União o 39º nessa modalidade. Mas quando se fala em acordos extrajudiciais as coisas mudam, com Mafra na 19ª posição entre os 20 com mais registros. Canoinhas fica em 40º lugar e Porto União em 45º.

Por conta de fatores populacionais, municípios maiores encabeçam o ranking e, dessa forma, Joinville, Florianópolis e Blumenau lideram a lista nos dois tipos de divórcio.

Considerando os números na esfera estadual, Santa Catarina foi o sétimo com mais divórcios em 2020. Desde o início do registro dos dados estaduais pelo IBGE, em 2009, Santa Catarina sempre figura entre os 10 primeiros colocados nas duas modalidades de divórcio, oscilando entre o 7º e o 9º lugar.

Mesmo com os indicadores já publicados, o IBGE alerta que a pandemia causou dificuldade na coleta das informações de divórcios judiciais, o que o instituto afirma que “pode ter levado à subnotificação desses dados, principalmente nas Varas de Família e Cíveis”. Isso significa que a tendência de aumento no número de divórcios pode ser ainda maior do que o divulgado.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?