quinta-feira, 23

de

setembro

de

2021

ACESSE NO 

Norma Pereira é primeira representante de Canoinhas empossada deputada federal

Últimas Notícias

- Ads -

Ela assumiu a vaga que pertence a Carmen Zanotto, afastada para assumir a Secretaria da Saúde de SC

 

 

A ex-vereadora de Canoinhas, Norma Petermann Pereira (PSDB), foi empossada deputada federal na tarde desta quarta-feira, 31, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Norma ocupa a vaga de Carmen Zanotto (Cidadania), licenciada para assumir a Secretaria de Saúde de Santa Catarina a convite da governadora Daniela Reinehr (sem partid0).

 

 

 

 

 

Em seu discurso de despedida da Câmara, Carmen se emocionou ao afirmar que sua decisão foi tomada pensando no seu Estado e no quanto ele precisa dela nesse momento tão difícil se referindo à pandemia. “Não poderia me furtar dessa missão. É um até breve. Uma grande missão e um grande desafio me aguardam no pior momento dessa pandemia. Só vamos resolver esse problema com mais vacina.” Carmen falou que vai se empenhar não apenas pelas vacinas, mas também para dar suporte ao sistema de saúde, colapsado no Estado com mais de 300 pessoas aguardando por leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Continuem na luta, confio em cada um de vocês que continuarão lutando pelo uso das máscaras, do distanciamento social e pelas vacinas”, disse com a voz embargada.

 

 

 

 

Carmen foi elogiada por seus companheiros. Enalteceram seu trabalho na Câmara as deputadas Soraya Santos (PL-RJ), Margarete Coelho (PP-PI), Sanderson (PSL-RS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Paulo Teixeira (PT-SP).

 

 

 

 

Pouco depois Norma Pereira (PSDB) foi chamada para prestar juramento, assumindo assim o cargo. “Jamais me esquecerei deste dia, deste momento. A posse como deputada federal hoje, em Brasília, marca a concretização de um sonho que teve início em 2018 e que sonhei junto com outras 24.626 pessoas que votaram em mim. A partir de hoje, Canoinhas e o Planalto Norte Catarinense voltam a ter representação na Câmara Federal. A responsabilidade dessa conquista é enorme e me honra muito ser sua titular. Cabe à mim agradecer novamente todo o apoio e incentivo que recebi desde a campanha até hoje, e garantir-lhes que darei o meu melhor para bem representar Santa Catarina, meus caros eleitores e cidadãos”, postou nas redes sociais.

 

 

 

Primeira mulher de Canoinhas a assumir um cargo parlamentar em Brasília, Norma quebra um jejum de 41 anos. Coincidentemente foi seu falecido sogro, Acácio Pereira, quem assumiu por seis meses a suplência de um deputado do MDB em 1980.

 

 

 

 

Acácio havia sido eleito deputado estadual em 1974. Na época eram dois os pilares fortes da política canoinhense, até porque eram os dois únicos partidos autorizados pela ditadura a existir: Arena e MDB. Em 1986, ajudou a fundar o PSDB no Estado e no País, partido ao qual foi filiado até o fim da vida. Norma e seu falecido esposo, Francisco Vital Pereira, sempre foram tucanos.

 

 

 

Norma recebeu 24.626 votos em 2018 e ficou com a segunda suplência da coligação formada por PSDB, Cidadania, DC e PTB. Carmen foi eleita e Marco Tebaldi ficou com a primeira suplência, mas morreu em outubro de 2019. Dessa forma, Norma passou a ocupar a primeira suplência da coligação.

 

 

 

 

 

BIOGRAFIA

Norma tem 64 anos, é natural de Brusque, mas vive há décadas em Canoinhas. Ela é formada em Contabilidade. Foi vereadora em Canoinhas por duas ocasiões (2001 a 2004 e de 2016 a 2020) e nas eleições do ano passado concorreu ao cargo de prefeita, sendo derrotada pela coligação que buscava a reeleição de Beto Passos (PSD). À época se polemizou a possibilidade de Norma ser eleita prefeita e deixar o cargo para assumir a vaga em Brasília, considerando que Carmen era candidata a prefeita de Lages. As duas, no entanto, foram derrotadas.

 

 

 

Norma tem três filhos e é viúva do advogado Francisco Vital Pereira, que também foi vereador de Canoinhas. Empresária do setor hoteleiro (a família tem o Santa Catarina Plaza Hotel em Canoinhas e outro hotel em Joinville), ela ajuda a administrar o escritório de advocacia fundado por Francisco.