quarta-feira, 24

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Nilson Cochask deve se manifestar sobre posse na Câmara em cinco dias

Últimas Notícias

- Ads -

Suplente de vereador foi notificado nesta segunda-feira, 4, no presídio

- Ads -

O suplente do PSD na Câmara de Vereadores de Canoinhas, Nilson Cochask, foi intimado dentro do Presídio Regional de Canoinhas na tarde desta segunda-feira, 4, sobre a vacância da cadeira de Willian Godoy, titular de uma das vagas do PSD na Câmara. Cochask é o primeiro suplente do partido.

Segundo o advogado da Câmara, Ricardo Beninca, que intimou Cochask, ele tem cinco dias para responder se pretende ou não assumir a vaga, o que ele pode fazer mesmo preso. “Parece que ele quer assumir, mas disse que vai pensar”, revelou Beninca.

Cochask está preso em uma cela com outros 18 detentos desde a terça-feira passada. Ele foi um dos alvos da sétima fase da Operação Et Pater Filium.

Conforme a coluna de Edinei Wassoaski adiantou nesta segunda, mesmo preso, o ex-secretário de Obras do governo Passos pode decidir por ser empossado e se manter vereador suplente até que seja solto ou expire o prazo de três meses de faltas. Vereadores que faltam por pelo menos um terço das sessões do ano perdem automaticamente o mandato. Ele pode, também, simplesmente renunciar e abrir mão da vaga para o segundo suplente que, neste caso, é Edmilson Verka.

Verka, por sua vez, sinalizou que pretende continuar como secretário de Obras. Na coletiva de sexta, Godoy elogiou seu trabalho.

Dessa forma, a vaga abriria para Fabiano Freitas, que deixou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também na sexta. Freitas disse à coluna de Wassoaski que estuda a possibilidade se de fato a vaga se abrir porque a sua decisão de deixar a secretaria já atende a um desejo antigo de deixar a política. “Vou avaliar com a minha família”, afirmou.

Se Freitas declinar, a vaga vai para Neno Pangratz, que já foi vereador por dois mandatos. Neno é o quarto suplente do PSD.

Há outra forma de Cochask perder a vaga. Basta que ele não compareça para tomar posse. Dessa forma abre a vaga para o segundo suplente. Portanto, mesmo que seja do desejo de Cochask assumir a vaga, ele precisa de autorização judicial para comparecer na Câmara.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?