Niceto Fuck esquenta disputa pela prefeitura de Canoinhas

Foto: Reunião do PSDB em Mafra/Arquivo

A pouco mais de um ano das eleições municipais, o cenário político canoinhense teve um segundo momento importante neste agosto quando na semana passada, encontro estadual do PSDB realizado em Mafra culminou com a indicação do nome do empresário canoinhense Niceto Fuck a disputa para a prefeitura de Canoinhas em 2016. Niceto não tem filiação partidária, mas cogita se filiar ao PSDB, decisão que para assegurar a participação no pleito do próximo ano, tem de ser consumada até o início de outubro.

O outro fator importante para a disputa do ano que vem aconteceu no começo deste mês, quando Beto Passos trocou o PT pelo PSD, deixando claro que pretende disputar a prefeitura novamente. Em 2012, Passos foi derrotado por Beto Faria (PMDB).

Niceto disse que o convite de fato foi feito durante sua festa de aniversário de 75 anos na quarta-feira, 12. Dois dias depois foi oficializado na reunião do partido em Mafra, da qual Niceto não participou. Ele, no entanto, ficou de pensar na possibilidade. O empresário se disse impressionado com a repercussão que o convite teve, mas disse ser “muito difícil” entrar na disputa por causa de sua idade. Acrescentou, no entanto, que embarca para a Europa nos próximos dias e retorna em setembro, quando pretende dar uma resposta ao PSDB.

 


POSSIBILIDADES

De certo, até o momento, somente a candidatura de Beto Passos pelo PSD, o que ainda precisa passar pelo crivo do diretório do partido na convenção de julho de 2016.

Beto Faria evita falar sobre o assunto. Ele tem reiterado diversas vezes que só trata do assunto reeleição em abril do ano que vem. “Neste momento o meu foco está em administrar o Município”, afirmou ao colunista do JMais, Edinei Wassoaski.

Além de Niceto, há ainda os nomes de Alexey Sachweh (PSB), o Porcão, e Marcelo Galotti (PPS), que pode vir a ser seu candidato a vice. Os dois lançaram pré-candidatura em junho.

 

 

O CENÁRIO PARA 2016

Até o momento há projeção para 4 candidaturas

 

beto fariaBETO FARIA (PMDB)

Atual prefeito, sua candidatura é tida como natural, já que desde a instituição da reeleição, nenhum prefeito deixou de tentar um segundo mandato em Canoinhas. Seus dois antecessores conseguiram se reeleger, o que aumenta a pressão do PMDB para que ele aceite tentar se manter na prefeitura.

 

 



 

beto passos - CópiaBETO PASSOS (PSD)

Concorreu a prefeitura em 2012 pelo PT, quando perdeu para Beto Faria por diferença de 2.260 votos. Disputou em 2014 uma vaga na Assembleia Legislativa, conquistando 17.928 votos e ficando na terceira suplência do PT. A troca do PT pelo PSD foi anunciada como o pontapé do processo eleitoral de 2016.

 

 

 

 

porcãoALEXEY SACHWEH (PSB)

Foi candidato a vice-prefeito em 2012 na chapa de Beto Passos. Em 2014 disputou uma vaga na Câmara Federal. Com 9.401 votos foi o 42º candidato mais votado em Santa Catarina. Está se articulando com partidos menores com vistas à disputa pela prefeitura no próximo ano.

 

 

 

 

niceto 1NICETO FUCK (sem partido)

O empresário nunca foi filiado a nenhum partido e sempre é sondado para disputar a prefeitura. Dessa vez, o PSDB tenta atraí-lo. Apesar de dizer que vai pensar na proposta, o empresário coloca a sua idade como um empecilho para entrar na disputa. Sua decisão, no entanto, dever anunciada em setembro.

 

Deixe seu comentário: