terça-feira, 16

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Morre Casildo Maldaner, ex-governador de SC, vítima de câncer

Últimas Notícias

- Ads -

Maldaner também foi senador e deputado estadual e federal

- Ads -

 

O ex-governador, ex-senador e ex-deputado estadual e federal Casildo Maldaner, morreu no início da madrugada desta terça-feira, 18, aos 79 anos, em Florianópolis.

 

 

 

Nascido em Carazinho (RS), Maldaner iniciou sua trajetória na vida pública como vereador pela UDN na cidade de Moledo, no Oeste de Santa Catarina, para onde sua família migrou quando ele tinha 2 anos. Filiado ao MDB, foi eleito deputado estadual nas legislaturas de 1975 a 1979 e de 1979 a 1983. Em seguida, disputou e conquistou a eleição que o levou a ser deputado federal entre 1983 e 1987.

 

 

 

Na eleição de 1986 participou da chapa liderada por Pedro Ivo Campos e acabou eleito vice-governador do Estado. Após a morte do correligionário, assumiu o comando do Poder Executivo em 1990, conduzindo o mandato até 1991.

 

 

 

 

Voltou a Brasília como senador na legislatura 1995 – 2003. Novamente em Santa Catarina, presidiu o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Em 2006 foi eleito ao Senado como primeiro suplente de Raimundo Colombo, que acabou vencendo a eleição para o governo do Estado em 2010. No ano seguinte, Maldaner assumiu o mandato, que cumpriu até 2014.

 

 

 

 

 

Maldaner deixa a mulher, Ivone, os filhos Josaine, Janiara e Jandrey, além de cinco netos.

 

 

 

 

DESPEDIDA

O velório do ex-governador e senador será realizado entre as 10h e 13h desta terça-feira, 18, no plenário da Assembleia Legislativa. Em razão disso, todas as atividades parlamentares anteriormente programadas para o dia foram suspensas.

 

 

 

A entrada do público será liberada, a partir das 10 horas, mediante observação dos protocolos de prevenção à covid-19.

 

 

 

Às 13 horas o corpo será trasladado para o cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, para a realização da cerimônia religiosa e cremação.

 

 

 

 

 

LUTO OFICIAL

O Governo do Estado decretou luto oficial de sete dias em homenagem a Maldaner. O governador Carlos Moisés manifestou pesar pela perda e se solidarizou com a família e amigos.

 

 

 

“Casildo Maldaner teve uma trajetória pública dedicada aos catarinenses e conquistou admiração e respeito de todos nós. Que Deus esteja com todos os familiares e amigos neste momento”, manifestou Carlos Moisés.

 

 

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?