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setembro

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2021

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Principais métricas do Marketing Digital

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Você que está pensando em investir no marketing do seu negócio na internet, hoje vamos apresentar e explicar quais são as métricas que você deve entender para que sua empresa seja um sucesso!

IMPRESSÕES

Independente de como você vai evidenciar seu produto, serviço ou marca, seja tráfego pago ou orgânico, saiba como funcionam as impressões. Muitas pessoas confundem essa métrica com a próxima que vamos falar que é o Alcance.

Mas entrando em mais detalhes, as impressões são o número de vezes que aquele seu anúncio, vídeo, artigo e etc, foi visto.

EXEMPLO:

Você já pesquisou algo que gosta muito na internet como por exemplo um tênis, certo? 

Quando você pesquisa isso e vê todos aqueles anúncios das grandes marcas, cada vez que você olhar contará como impressão, não precisa necessariamente interagir com o anúncio (uma das métricas que iremos falar também), somente visualizá-lo.

As impressões são muito importantes para quem está começando agora seu negócio e quer criar força para sua marca, mostrando ela o máximo possível para as pessoas.

ALCANCE

Essa métrica é muito semelhante à anterior, mas com uma diferença: limitado ao número de pessoas. 

Isso mesmo, alcance é o número de pessoas que visualizou seu produto ou serviço na Internet, se ela visualizar mais de uma vez, não contará.

EXEMPLO:

Você impulsionou uma publicação no Facebook Ads e em uma semana marcou 1.000 visualizações e 500 de alcance; quer dizer que 1000 pessoas visualizaram o anúncio e, destas, 500 de fato prestaram atenção na publicação.

É importante você estar de olho nas impressões e no alcance ao mesmo tempo, pois se uma publicação ou anúncio seu estiver com muitas impressões e pouco alcance ou vice e versa, há um alguma coisa que você deve melhorar.

CLIQUES

Uma das métricas mais importantes para você levar em consideração. É ela quem vai dizer se seu produto/serviço/marca está chamando atenção. 

Não adianta nada você ganhar milhares de visualizações e um ótimo alcance se seus cliques são baixíssimos.

Os cliques basicamente contam cada vez que uma pessoa clica no seu anúncio.

EXEMPLO:

Você pesquisou no Google um tênis que está a fim de comprar, visualizou um anúncio que chamou sua atenção e clicou, jogando você para o site da loja; isso conta como um clique.

Chame atenção com o criativo dos seus anúncio, clique aqui

CTR (TAXA DE CLIQUES)

Como eu disse no tópico anterior, irei ressaltar aqui. A CTR é o veredito para saber se você está tendo um bom número para seus anúncios ou publicações, se elas estão chamando a atenção.

A CTR funciona da seguinte forma: cliques ÷ impressões = CTR.

No Google Ads é possível você visualizar essa métrica no painel da Visão Geral, sem precisar fazer essa conta. Se quer saber como manter em alta sua CTR, contamos com um artigo explicativo no nosso Blog, clique aqui.

EXEMPLO:

Seu anúncio marcou 200 cliques e 2.000 impressões.

200 ÷ 2.000 = 10% 10% é um bom número para CTR? 
Ótimo!

CPA (CUSTO POR AQUISIÇÃO)

Principalmente você que anuncia no Google Ads, deve prestar muita atenção nessa métrica. 

O CPA é o valor que você pagará por conversão/lead, e por que temos que cuidar com esse número?

Porque mesmo que você esteja recebendo um contato talvez interessante para você, ele pode custar muito caro sem que você perceba, fazendo com que seu orçamento se esgote muito antes do desejado e fazendo você consequentemente perder mais contatos.

Em uma situação fictícia, você está investindo R$ 2.000,00 mensais no Google Ads e sua meta é 50 contatos, mas seu Custo por Aquisição está em média R$ 60,00, fazendo com que você receba metade dos contatos previstos; não adianta nada.

EXEMPLO:

Você está anunciando as peças da sua loja de roupas, uma pessoa se interessou, clicou no seu anúncio e comprou uma peça, essa compra gera um valor de acordo com a estratégia e configuração que você esteja usando.

O CPA é baseado na compra, cadastro, telefonema e etc.

ROI (RETORNO SOBRE INVESTIMENTO)

De forma ampla, o ROI é a métrica para você saber se está tendo retorno lucrativo sobre seus investimentos em Marketing Digital.

É a métrica mais importante para você analisar se está investindo de forma correta na internet e se está lucrando com isso.

EXEMPLO: 

Em 3 meses, você investiu R$ 5.000,00 e teve um retorno em vendas de R$ 7.500,00. Você lucrou com seu investimento.

Entenda como calcular o ROI clicando aqui.

São métricas extremamente simples de se entender, porém, muitas pessoas deixam passar, fazendo com que desistam logo no início de seus sonhos.

Não é fácil manter tudo em perfeita harmonia, por isso, para você que quer entender mais sobre esse mundo do Marketing Digital, acesse nosso Blog, lá contamos com muitas dicas e explicações para ajudar você a vender mais pela internet!

Um forte abraço e até a próxima!