Quase todos os 836 mesários cadastrados são voluntários
Neste domingo, 6, eleitores brasileiros vão às urnas para definirem representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipais pelos próximos quatro anos. Na região de Canoinhas, conforme informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, são 70.154 pessoas aptas a votar no pleito de 2024.
Somente em Canoinhas, o número de eleitores é de 43.432, em Três Barras são 15.375, em Major Vieira são 6.073, e em Bela Vista do Toldo são 5.274.
MESÁRIOS
Nesta eleição, há um destaque especial ao número de mesários voluntários que irão atuar durante as votações. Ao todo, são 836 mesários cadastrados. Deste total, 90% são mesários voluntários. Há, ainda, 69 delegados de prédio, em 68 locais de votação em 209 seções eleitorais.
BIOMETRIA
De acordo com o (TRE), a biometria não é obrigatória para os eleitores da 8ª Zona Eleitoral, que compreende a região de Canoinhas. Mesmo quem não tem biometria poderá votar. Mais de 80% dos eleitores já possuem biometria, seja a cadastrada no Cartório Eleitoral, ou a importada de órgãos públicos parceiros, como Departamento de Trânsito (Detran) e Instituto Geral de Perícias (IGP/SC).
CANDIDATOS
Em Bela Vista do Toldo, há cinco candidatos a prefeito e 56 candidatos a vereador.
Em Canoinhas, também há cinco candidatos a prefeito. Em relação às candidaturas para vereador, 124 foram deferidas pela Justiça Eleitoral. No entanto, há uma indeferida com prazo recursal, três indeferidos com trânsito em julgado e duas renúncias.
Em Major Vieira, todas as candidaturas à prefeitura foram deferidas. Há 44 candidaturas ao Legislativo deferidas, uma indeferida com trânsito em julgado e duas renúncias.
Em Três Barras, há dois candidatos a prefeito e 85 candidaturas ao Legislativo deferidas, uma indeferida com prazo recursal e duas renúncias.
O JMais preparou uma página especial que todos os perfis de candidatos a prefeito e vereador da região, acesse clicando aqui.
VOTAÇÃO
O horário de votação neste domingo, 6, é de 8h às 17h. O eleitor deve levar um documento oficial com foto.
Quanto ao aplicativo E-título, o eleitor pode baixar o aplicativo até a véspera das eleições. Se o eleitor tiver biometria, serve como documento oficial de identificação. Através do aplicativo, o eleitor pode verificar a seção e o local de votação.
Para eleitores que estejam fora do município onde votam, podem justificar pelo E-Título ou em qualquer seção eleitoral. Neste caso, é obrigatório ter o número do título de eleitor. A justificativa também pode ser realizada no prazo de 60 dias após as eleições, pelo E-Título ou presencialmente no Cartório Eleitoral.