quinta-feira, 16

de

setembro

de

2021

ACESSE NO 

Mãe entra em trabalho de parto e bebê é salvo pelos bombeiros

Últimas Notícias

- Ads -

Criança estava arroxeada e sem respiração após o parto

 

 

O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite deste sábado, 16, para auxiliar uma gestante moradora da rua Alfredo Ivo Paul, no bairro Piedade, em Canoinhas. Segundo os bombeiros, ao serem acionados, a gestante relatou que já estava sentindo as contrações.

 

 

 

Ao chegarem no local, os socorristas foram informados de que o bebê tinha acabado de nascer e encontraram a mãe, de 23 anos, deitada com o recém-nascido abaixo de suas pernas, na cama, ainda interligados pelo cordão umbilical. A mãe estava bem, consciente e orientada, sinais vitais estáveis, queixando-se de dores abdominais. Já o recém-nascido estava arroxeado, inconsciente e não apresentava respiração.

 

 

 

Conforme relatos do pai da criança que acompanhou o nascimento, o bebê nasceu com o cordão umbilical entrelaçado ao pescoço e ele o retirou.

 

 

 

Como o bebê não respirava, os bombeiros utilizaram a perinha neonatal para aspiração das vias aéreas e realizaram manobras de desobstrução de vias aéreas para lactante e tapotagem (técnica de fisioterapia respiratória, com manobras e percussões pulmonares) e para o alívio dos pais, já no primeiro ciclo de tentativa dos bombeiros, a criança começou a chorar.

 

 

 

Em seguida, os socorristas realizaram o pinçamento e o corte do cordão umbilical,  fizeram a limpeza do bebê e o colocaram no colo de sua mãe. Juntos, mãe e filho foram encaminhados a Maternidade do Hospital Santa Cruz para cuidados médicos.