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setembro

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2021

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Lojas Virtuais: Tudo o que você precisa saber

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E-commerce ou comércio eletrônico

 

 

Um modelo de e-commerce muito comum são as lojas virtuais, provenientes dos resultados do crescente acesso à internet que por sua vez tem gerado novas oportunidades de negócios para empreendedores que buscam expandir o seu comércio.

 

 

 

Em 2018 o e-commerce cresce 12% e fatura R$ 53,2 bilhões segundo Edit/Nielsen. Esses são resultados muitos satisfatórios se levarmos em consideração a greve dos caminhoneiros e a Copa, e isso encoraja muitos empreendedores a criarem sua loja virtual.

 

 

 

Temos um post muito interessante que fala sobre loja virtual vs. loja física…

 

 

 

 

Neste post vamos tratar sobre:

 

 

 

 

O QUE É UM E-COMMERCE?

É um modelo de comércio que está totalmente alocado na web. Naturalmente podemos observar que diferente de lojas físicas que são limitadas a atender apenas as regiões próximas, um e-commerce não, possibilitando assim atender pessoas de todo o país ou mundo.

 

 

 

Um erro muito comum é confundir um E-commerce com uma loja virtual, embora um e-commerce seja uma loja virtual, não necessariamente uma loja virtual seja um e-commerce. Exemplo: comércio eletrônico que não é uma loja virtual são os marketplaces, assim como o Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza, etc…

 

 

 

 

» COMO FUNCIONA UM E-COMMERCE?

De maneira resumida um e-commerce funciona da seguinte forma: você expõe os produtos/serviços na internet, escolhe como será a forma de pagamento e a entrega (se for um produto) e, pronto, essa é a lógica de um e-commerce, Obs: de forma resumida e bruta, claro que não é tão simples assim. Isso pode variar conforme negócio para negócio e de estratégia de marketing digital.

 

 

 

 

O QUE É PRECISO PARA CRIAR UMA LOJA VIRTUAL?

Levando em consideração que uma loja virtual é um tipo de site, ou seja, podemos notar muitas semelhanças quando falamos do que precisamos para criar um, como: Registrar um domínio e Contratar uma hospedagem.

 

 

 

Temos um post que fala sobre os primeiros passos para criar um site

 

 

 

Na prática os sites de lojas virtuais têm características que só encontramos nelas. Podemos notar o propósito no destaque de informações, todos os elementos no site vão ser voltados para vender.

 

 

 

 

 » LAYOUT E CONTEÚDO DE UMA LOJA VIRTUAL

Loja virtual possui um layout normalmente mais simples, focado na apresentação de seus produtos ou serviços, busca manter os olhos de seu lead focados no objetivo de venda, ou seja, dispensa o uso de cores vibrantes, vídeos de background entre outros.

 

 

 

Também podemos notar um bom uso de categorias e tags para a navegação, sem falar dos diversos filtros que sua loja deve ter, para garantir uma boa experiência aos usuários de seu site.

 

 

 

A disponibilização do conteúdo é bastante simples, porém, muito importante, é fundamental que seus produtos ou serviços sejam muito bem descritos, com algumas técnica de copywriting (temos um post que fala mais sobre isso).

 

 

 

 

Se sua loja não corresponde a nenhuma das características apresentadas, não é uma loja virtual, e se for não surpreenda-se por não gerar resultados.

 

 

ERROS COMUNS AO CRIAR UMA LOJA VIRTUAL

 »  NÃO TER UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

Uma estratégia bem desenvolvida e executada pode trazer resultados mais do que satisfatórios, porém não ter uma estratégia de marketing digital ou ter uma estratégia ruim, mal desenvolvida e executada, só faz você perder tempo, dinheiro e cabelo.

 

 

 

Não é nada fácil desenvolver uma estratégia de marketing, ainda mais digital, onde temos a chance de vender para milhões de pessoas, e isso é muito bom não é mesmo, não esqueça que você não é o único na internet, isso faz com que tenha muitos concorrentes, a luta para atingir as primeiras páginas  nas buscas é muito difícil.

 

 

 

Não basta ter a loja virtual, ela por si só não trará vendas para você. Temos um post que fala sobre conquistar e defender posições. 

 

 

 

 

 

CONHEÇA ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL

Impulsionar seu site com o Google Ads. Com um pouco de investimento sua loja vai ganhar muito tráfego por um período de tempo. Se usado corretamente pode subir na busca orgânica.

 

 

 

Remarketing, é uma estratégia para conquistar aquele usuário que entrou na sua loja virtual, mas por algum motivo não comprou.

 

 

 

Essa técnica é utilizada principalmente em lojas virtuais ou sites que querem aumentar sua captação de clientes, conversões, engajamentos com seus clientes, fortalecimentos da marca e diminuir seu custo por clique.

 

 

 

Lembrando que uma conversão significa uma ação que você definiu e quer que seu visitante faça em seu site ou loja virtual. (Objetivo)

 

 

 

SEO (Search Engine Optimization) é o um conjunto de medidas desde o planejamento a execução para otimizar um site, a partir de palavras-chaves especificadas, para deixá-lo em melhores posições e amigável para os sites de buscas como o Google.

 

 

 

 

 » ACHAR QUE AS VENDAS VIRÃO AUTOMATICAMENTE

Para a sua loja chegar a este ponto é preciso anos excelentes de mercado virtual, e isso não é fácil, todo iniciante no mundo digital acha que as vendas surgem automaticamente logo após criar sua loja virtual, isso enquanto tira um cochilo no sofá.

 

 

 

Mas não é bem assim, na verdade bem longe disso, o trabalho por trás é muito grande, mas não desanime, afinal existem empresa que estão prontas para lhe ajudar, tanto no desenvolvimento quanto manutenção e estratégias de marketing digital.

 

 

 

 

 » POUCAS OPÇÕES DE PAGAMENTO

Este é um erro inadmissível em lojas virtuais, você deve ter todas as formas de pagamento e aceitar diferentes tipos de cartões, se não vai estar perdendo vendas por não ter a mesma forma de pagamento do seu cliente.

 

 

E isso é um erro que não pode ser cometido, afinal neste ponto o lead já se tornou um cliente, mas não pode finalizar sua compra por não conseguir pagar.

 

 

 

Esse são os principais erros cometidos por donos de lojas virtuais.

 

 

BOAS PRÁTICAS PARA LOJA VIRTUAL

 » LAYOUT BEM ESTRUTURADO

Como eu já havia dito as características das lojas virtuais, vamos comentar mais a fundo sobre. Um layout agradável e atraente é essencial para qualquer loja virtual. Além de facilitar a navegação do usuário, uma loja bem organizada, com elementos visuais bem trabalhados e adaptável para a visualização em qualquer aparelho, seja um computador ou mesmo um celular, pode aumentar e muito as vendas, pois os clientes sentirão maior segurança ao navegar por sua loja.

 

 

 

 

Um Layout mal estruturado é um convite para a porta de saída da loja, mas o que seria um Layout ruim?

 

 

 

É um Design poluído, cheio de informações visuais desnecessárias e isso não é algo bom, uma navegabilidade ruim acaba com com a sensação agradável de estar navegando por uma loja escolhendo seus produtos.

 

 

 

 

 » OPÇÃO DE PAGAMENTO

Tenha o máximo de opções de pagamento, já pensou o quanto de vendas você pode perder por não ter uma simples opção, não perder vendas é as palavras que define este tópico, vá além do simples cartão de crédito. Você deve oferecer também opção de pagamento por cartão de débito, transferência eletrônica, boleto bancário ou mesmo facilitadores de pagamento como o Paypal, Mercado Pago e outros semelhantes.

 

 

 

 

 » SEO BEM TRABALHADO

Esta é para os desenvolvedores da loja virtual, é muito difícil encontrar lojas virtuais com todos as “meta description” e “meta title” bem apresentadas, sequer preenchidas em seus produtos, muitos desenvolvedores não sabem o peso que tem no SEO estas metas. Uma “meta description” bem escrita e acertada com a palavra-chave pode alavancar o seu site no Rankeamento do Google.

 

 

 

As “metas decription e title” são como o cartão de visita do site para as pessoas, e para os bots de Google servem como interpretador de conteúdo, fazendo assim uma configuração mais que necessária.

 

 

 

 

»  ESTIMULE VENDAS COM PROMOÇÕES E COMBOS

Aproveitar datas especiais para criar promoções é uma excelente estratégia para aumentar os lucros de uma loja virtual. Além de aproveitar um assunto que está sendo discutido no momento, essa estratégia é capaz de gerar mais vendas e atrair visitantes para seu e-commerce.

 

 

 

 

E vá além das datas populares, como dia dos namorados, natal e dia das mães. Invista em outras datas não tão conhecidas, mas que também são capazes de atrair clientes, como dia do amigo, dia do rock ou qualquer outra data que desperte o interesse de seu público-alvo.

 

 

 

 

Obrigado por ler nosso post!

Escrito por: Alisson Julio Silveira

Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver