sexta-feira, 17

de

setembro

de

2021

ACESSE NO 

Loja Virtual VS Marketplace

Últimas Notícias

- Ads -

Marketplaces são espécies de shoppings virtuais

 

 

Vamos começar uma disputa de dois grandes no ramos de e-commerce. Se você acompanha na coluna já está mais familiarizado com diversos assuntos relacionado à lojas virtuais, então com este post vamos ampliar e mostrar na prática qual é as diferenças de uma Loja Virtual e de um Marketplace, a fim de orientar você que não sabe qual é a melhor opção para seu negócio.

 

 

 

 

Temos um post muito interessante que pode ajudar você a decidir entre uma Loja Virtual vs. Loja Física

 

 

 

 

 

Vamos comentar sobre o que é um E-commerce para aqueles que não leem nossos posts.

 

 

 

 

E-commerce é um modelo de comércio que está totalmente alocado na web, naturalmente podemos observar que: diferente de lojas físicas que são limitadas a atender apenas as regiões próximas, diferente de  um e-commerce que não se limita a regiões próximas, possibilitando assim atender pessoas de todo país ou mundo.

 

 

 

 

Um erro muito comum é confundir um e-commerce com uma loja virtual, embora uma loja virtual seja um e-commerce, um e-commerce não necessariamente é uma loja virtual. Afinal qualquer meio de venda na internet é considerado um e-commerce, um exemplo de comércio eletrônico que não é uma loja virtual são os Marketplaces.

 

 

 

 

 

» COMO FUNCIONA UM E-COMMERCE?

De maneira resumida um e-commerce funciona da seguinte forma: você expõe os produtos/serviços na internet, escolhe como será a forma de pagamento e a entrega (se for um produto) e pronto essa é a lógica de um e-commerce, Obs: de forma resumida e bruta, Claro que não é tão simples assim. Isso pode variar conforme de negócio para negócio e de estratégia de marketing digital.

 

 

 

 

 

O QUE É UM MARKETPLACE?

É um modelo de negócio que surgiu no Brasil em 2012, e que vem se destacando. Pense neles como um shopping virtual, uma plataforma que vende espaços para alocar seus produtos, não importa de qual aspecto ele seja, o principal beneficiado desse modelo acaba sendo o consumidor, visto que ele reúne diversas marcas e lojas em um só lugar, assim facilitando a comparação de preços.

 

 

 

Agora que sabemos sobre o que é um marketplace vamos falar sobre as principais vantagens e desvantagens:

 

 

 

 

VANTAGENS DE UM MARKETPLACE

 

» VISIBILIDADE

Sem dúvidas, a maior vantagem que um marketplace vai oferecer para você é a visibilidade, quanto maior a quantidade de visitas que possui, mais sólido será o público atingido. Isso faz com que você economize em investimento em divulgação.

 

 

 

 

 

 

 » SEO

Search Engine Optimization, é muito mais fácil seu produto ganhar posicionamento de forma orgânica, quando está integrado à marketplaces, afinal de contas quando você está nos maiores shoppings centers virtuais, é fácil ganhar relevância para os
mecanismos de busca.

 

 

 

» BAIXO INVESTIMENTO

Se compararmos todos os processos de criar uma loja virtual, que vai desde registrar um domínio, contratar uma hospedagem, desenvolver a loja em si e gerenciá-la, com um marketplace que fornece a “vitrine”, pronta, tráfego, visitações e ferramentas de mídia, é baixo o investimento.

 

 

Claro que o marketplace recebe uma comissão que fica em média de 20 a 25%.

 

 

 

 

 

 

DESVANTAGENS DE UM MARKETPLACE

 

» DEPENDÊNCIA

As empresas, principalmente as pequenas, podem se tornar dependentes desse modelo de negócio, principalmente quando falamos de empresas que dependem exclusivamente desse canal de vendas.

 

 

 

Isso pode significar o fim de seu negócio. Outro ponto relacionado a dependência de marketplace é o aumento de taxas, comissões, afinal você não tem controle sobre isso, ou seja, se adapta a plataforma e suas regras, que sempre estão atualizando…

 

 

 

 

 

»  CONCORRÊNCIA

O tráfego que o marketplace traz para seu nicho gera um problema, a concorrência, estamos falando de um “shopping virtual” que agrega lojistas, que vendem seus produtos naquele espaço, e você não será o único. Seus produtos serão apresentados em categorias em que outros vendedores também estarão presentes.

 

 

 

 

Já imaginou ter diversos concorrentes com o mesmo produto com um preço diferente, todos apresentados na mesma categoria, página. Isso é, intensifica a concorrência fazendo com que fique ainda mais acirrado.

 

 

 

 

Além disso, se você vende produtos com uma margem de lucro muito apertada, é bom ficar atento. A comissão cobrada pelo marketplace não pode representar um índice que coloque em risco a competitividade do seu faturamento.

 

 

 

 

Essa, na minha opinião, provavelmente é a pior desvantagem que o marketplace pode trazer para seu negócio.

 

 

 

 

PRINCIPAIS VANTAGENS DE UMA LOJA VIRTUAL

 » MAIS PROFISSIONALISMO E SEGURANÇA

 

Comprar pela internet não inspira mais tanta desconfiança quanto no passado. As Lojas Virtuais conquistaram o consumidor e têm um espaço no mercado muito bem consolidado, mérito de lojas virtuais bem estruturadas.

 

 

 

Pouco importa o porte do negócio – quando o consumidor compra em uma loja virtual, tem a sensação de estar lidando com uma empresa séria, profissional e segura, o que nem sempre acontece em uma transação via rede social.

 

 

 

 

 

 

» FACILIDADE DE OTIMIZAÇÃO

 

Com uma mensuração eficiente é fácil saber o que deve ser mudado e, efetivamente, mudar. E otimizar uma loja virtual é mais fácil que otimizar uma loja física, pois isso não requer a quebra de paredes.

 

 

 

 

Temos um post que trata em mais detalhes esse assunto: Principais Métricas para Loja Virtual

 

 

 

 

 

 DESVANTAGENS

 

» ARCAR COM CUSTOS TOTAIS

Criar um loja virtual não é diferente de criar um site comum, tirando o fato de várias funcionalidades serem desenvolvidas, mas no geral é bem semelhante.

Para criar um site existem 4 passos:

 

 

 

 

1* Registros de domínio

2* Contratar uma hospedagem

3* Escolher um bom CMS para criar seu site

4* Gerenciá-lo

Temos um post que trata cada um deles. Clique aqui para ver…

 

 

Se você leu até aqui obrigado, espero que este post tenha sido útil.

 

Escrito por: Alisson Julio Silveira
Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver