Licitação define pediatria em regime de plantão presencial para Canoinhas

Maternidade do Hospital Santa Cruz de Canoinhas/Divulgação

Plantão presencial começa em junho; durante o mês de maio funcionará somente sobreaviso

 

Com o sucesso da licitação para contratação de um médico pediatra em regime de plantão presencial 24 horas para trabalhar no Hospital Santa Cruz e no Pronto Atendimento Municipal, nesta terça-feira, 30, o Governo do Município de Canoinhas tira um peso das costas. Desde que o serviço deixou de ser oferecido no começo do mês, reclamações se avolumam. Gestantes em situação de emergência estão sendo encaminhadas para a Maternidade Catarina Kuss, de Mafra.

 


 

Agora, profissionais em seis especialidades passam a cumprir plantão em sobreaviso e outros médicos fazem plantão presencial em mais duas especialidades.

 

 

“Foi uma tarefa árdua, mas conseguimos com muito trabalho e graças ao envolvimento de uma equipe comprometida com o bem comum, com a saúde da população. Temos sobreaviso em ortopedia, anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, clínica médica, cirurgia geral, obstetrícia/ginecologia e pediatria”, informa o prefeito Beto Passos (PSD).

 

 

“Desde o começo afirmei que iríamos garantir atendimento digno ao canoinhense quando ele mais precisa que é em casos de urgência e emergência. Tudo foi feito com orientação do Ministério Público”, comemora o prefeito.

 

 

 

Com a instauração de inquérito civil pelo Ministério Público, todos os contratos e serviços da Saúde que envolvem repasses de recursos públicos estão sendo acompanhados detalhadamente pelo órgão. O Ministério Público recomendou a abertura de licitação; e para cinco especialidades médicas os processos licitatórios foram sucesso: para o plantão presencial de pediatria e para os sobreavisos em ortopedia, anestesiologia, neurologia e neurocirurgia.

 

 

A Cooperativa de Especialidades Médicas de Trabalho é responsável pelo sobreaviso em neurologia. A MSK Serviços Médicos venceu a licitação para anestesiologia. O Instituto de Traumatologia e Ortopedia é responsável pelo sobreaviso em ortopedia e a licitação de neurocirurgia foi vencida pelo Centro de Neurocirurgia e Neurologia do Planalto Norte.

 



 

 

A licitação para pediatria na modalidade de plantão presencial, serviço inédito que será oferecido pelo município, foi vencido pela empresa Sabrina Postarek Curi & Cia Ltda. Os médicos iniciam em 1º de junho.

 

 

 

Até lá, a partir desta quarta-feira, dia 1º de maio, pediatras da mesma empresa, Sabrina Postarek Curi & Cia Ltda, atendem em regime emergencial com sobreaviso. Não haverá, portanto, transferência de gestantes para Mafra. “Precisamos fazer o contrato emergencial através do sobreaviso até que pudéssemos garantir os trâmites do processo licitatório para o plantão presencial. E com isso o município estará oferecendo atendimento integral pelo SUS às gestantes canoinhenses contando com plantões presenciais de médicos obstetras e médicos pediatras”, assegura a secretária de Saúde, Zenici Dreher.

 

 

 

CONTRATOS EMERGENCIAIS

Além do contrato emergencial para pediatria que vai garantir o atendimento a partir desta quarta em Canoinhas, a Secretaria Municipal de Saúde contratou emergencialmente outras três especialidades. As licitações de clínica médica, cirurgia geral e ginecologia/obstetrícia restaram desertas na licitação e por isso foram contratadas empresas por 180 dias. “Neste período vamos abrir novo processo licitatório”, informa Zenici.

 

 

A Clínica Médica São Mateus do Sul é a responsável pelo sobreaviso na área de clínica médica. A Koya e Szcypior Serviços Médicos Ltda vai responder pela cirurgia geral. O plantão presencial em ginecologia/obstetrícia, que não parou neste ano, está sob responsabilidade da Clínica Médica Weinert e Ogasawara Ltda.

 

 

“Podemos reforçar que neste período aprendemos muito e principalmente dialogando com todos os atores envolvidos no processo para melhor agir. Focamos no trabalho de cada dia e, principalmente, no cumprimento das legislações pertinentes. Portanto, continuaremos na luta porque temos muito trabalho pela frente em prol da população”, reforça Zenici.

 

Deixe seu comentário: