sexta-feira, 19

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Irregularidades impugnam vice-presidente e mais 15 candidatos da Chapa 2 para a OAB/SC

Últimas Notícias

- Ads -

A dois dias da eleição, dois candidatos ainda não foram deferidos

TENSO

- Ads -

Irregularidades no registro de candidaturas embasaram decisão da Comissão Eleitoral, que determinou a impugnação do candidato a vice-presidente pela Chapa 2, liderada pela advogada Vivian De Gann. Além dele, mais 15 candidatos ao Conselho Estadual também tiveram seus nomes impugnados, todos por estarem inadimplentes com a anuidade da OAB/SC, descumprindo regra eleitoral. Todos os nomes precisaram ser substituídos pela chapa. A eleição está marcada para quinta-feira, 25.

“Diferentemente do que foi propagado, de forma distorcida, nosso pedido de impugnação da Chapa 2 foi fundamentado em diversas e diferentes irregularidades, todas em afronta à regra eleitoral vigente. Não foi apenas o descumprimento da regra de paridade, que determina igualdade na proporção de candidatos dos gêneros masculino e feminino. O conjunto de regras descumpridas pela Chapa 2 demonstra clara desorganização no atendimento de requisitos eleitorais básicos”, disparou Cláudia Bressan Brincas, advogada da Chapa 4, que tem Claudia Prudêncio como candidata a presidente da OAB/SC.

A assessoria da Chapa 2, liderada pela advogada Vívian De Gann, destaca que a chapa teve seu registro deferido na sexta-feira, 19, pela comissão eleitoral da OAB/SC. Com a decisão, hoje são apenas duas chapas devidamente habilitadas na disputa – a 2 e a 4, da situação. Outras duas chapas – Gabriel Kazapi e Hélio Brasil – ainda estão pendentes de deferimento.




ACORDO

Depois de longa discussão, os Sindicatos patronal e dos trabalhadores do comércio devem assinar hoje o acordo para horário especial de natal no comércio canoinhense.


MÁSCARAS

O governador Carlos Moisés admitiu nesta segunda-feira, 22, que, caso o governo federal não revogue a normativa que torna obrigatório, atualmente, o uso de máscaras em todo o território nacional, o Estado pode desconsiderar a regra para desobrigar a utilização ao ar livre, em espaços abertos.



CERCO

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina publicou em Diário Oficial a abertura de 12 processos administrativos disciplinares (PADs) contra servidores que não se vacinaram contra a covid-19. Desde 1º de julho, uma resolução do assinada pelo presidente do TJSC, Ricardo Roesler, e pela corregedora, desembargadora Soraya Nunes Lins, tornou obrigatória a vacinação para o retorno ao trabalho presencial.


PROTEÇÃO

Projeto de lei da vereadora Daniele Krailing (PSD), de Três Barras, assegura às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que estejam sob medida protetiva, a destinação de 5% das vagas de emprego nas empresas prestadoras de serviços contratadas pelo Município de Três Barras.



CEMITÉRIO

Vereadores de Três Barras aprovaram primeira discussão Projeto de Lei (PL) que visa a instalação de energia elétrica no cemitério da comunidade de São João dos Cavalheiros. Mesmo o cemitério sendo concessionado, é a prefeitura que vai arcar com o processo de instalação. O vereador Laudecir Gonçalves (PR) parabenizou a iniciativa da prefeitura ao lembrar que se trata de uma demanda antiga da comunidade.



WI-FI

Os vereadores tresbarrenses também aprovaram projeto de lei que visa a implementação de Wi-Fi em praças e parques públicos do município. “Somente hoje Três Barras chega ao século 21”, ironizou Gonçalves.



É FESTA

Já passou de meio milhão de reais o gasto de dinheiro público para pagar despesas de deputados estaduais de Santa Catarina com gabinetes pelo interior do Estado no ano de 2021. A mudança na forma como são alugados e mantidos os escritórios de representação parlamentar vai voltar à discussão na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta terça-feira, 23. O assunto está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça.



BOLSA ESTUDANTE

O Grupo Gestor do governo de SC aprovou, nesta segunda-feira, 22, o projeto para a criação do Bolsa Estudante para alunos do ensino médio e do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em setembro, a coluna antecipou a ideia, já com vários detalhes. Agora o texto está pronto, aprovado e será encaminhado para a Assembleia Legislativa assim que tramitar pela Casa Civil.




EXPLICAÇÕES

Em pronunciamento na sessão do Senado Federal da quinta passada, o senador Dário Berger (MDB-SC) manifestou preocupação com a situação do Brasil, com inflação fora de controle, juros elevados, rombo nas contas públicas e irresponsabilidade fiscal do governo. O senador observou que um cenário desse tipo inibe investimentos e, consequentemente, gera impactos na produção, no comércio, na geração de emprego e na arrecadação de impostos.

“Resta-nos o gosto amargo pelo fracasso. Os tempos do crescimento econômico, do milagre econômico, cederam lugar ao desemprego aberto. Hoje, estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros vivem na miséria. Isso é inaceitável num país como o Brasil, continental, clima tropical, com uma capacidade tecnológica de produção de alimentos e de causar inveja a qualquer país do mundo. E nós temos de observar milhões de brasileiros com a geladeira vazia, passando fome, passando necessidade?”, questionou.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?