quarta-feira, 24

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

INSS planeja mudar sede da Previdência em Canoinhas

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

- Ads -

Sem interessados em permutar, destino do prédio é incerto

ALERTA

- Ads -

Canoinhas vem, paulatinamente, perdendo tudo que conquistou nos últimos anos. Isso é fato. Depois do fechamento do posto do Hemosc, da Gerência de Saúde, da Receita Estadual e por aí vai, chegou a vez do INSS reduzir sua presença na cidade.

O imponente prédio da rua Vidal Ramos, inaugurado nos anos 1970 e que passou por reforma no primeiro governo Lula, vai fechar as portas até o fim do ano. A ideia do Governo Federal é que os funcionários ocupem um espaço bem mais modesto, de no máximo 450 metros quadrados. O atual edifício tem 2.330 metros quadrados e por três andares é ocupado por arquivos e a estrutura de atendimento ao segurado, além de ter três consultórios médicos, desocupados desde 2017, para realização de perícias.

O anexo, onde por décadas funcionou a Policlínica Municipal, segue desocupado desde que o Município mudou a estrutura para o Campo d’Água Verde (hoje a Policlínica está ao lado da Delegacia Regional).

Inicialmente, a ideia do Governo era permutar o prédio, mas edital lançado em março de 2020 não encontrou nenhum interessado. O prédio é avaliado em R$ 3,655 milhões. Dessa forma, a solução será alugar uma sala e, provavelmente, colocar o prédio atual em leilão.

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), no governo Bolsonaro, passou a ser subordinado ao Ministério da Economia. Herdando um déficit de profissionais, Bolsonaro não autorizou nenhum concurso público para repor pessoal. O maior problema está no quadro médico. Canoinhas não tem perito desde 2017, o que força segurados a terem de agendar atendimento em cidades vizinhas como Videira e São Bento do Sul. No momento nem o atendimento de assistência social está ocorrendo porque desde que o atendimento presencial foi retomado os servidores entraram em greve. Em Canoinhas, onde a assistente social atendia três pessoas por dia, somente a gerente e duas estagiárias estão trabalhando. Há uma fila de mais de 100 segurados na expectativa do retorno do atendimento.

Com a mudança de endereço, há duas perguntas as quais a população deve ficar atenta: para onde vão os arquivos do INSS local e se haverá consultório de perícia ou a ideia é dizer que por não haver espaço físico a perícia em Canoinhas será de vez extinta? Mais do que nunca precisamos de força política para que mais uma atrocidade contra os direitos do cidadão não seja cometida.


COMUNICADO

Em fevereiro desde ano, o INSS notificou o então prefeito Beto Passos (PSD) da intenção de se livrar do prédio, pedindo que ele indicasse um local para a reinstalação do serviço. Não há notícias de que ele tenha respondido o ofício.



1 milhão

De pessoas aguardam perícia médica no Brasil





ENROLADO

Quem assistiu a entrevista de Carlos Chiodini (MDB) à coluna de sábado viu o quanto intrincado está o cenário eleitoral em Santa Catarina. O MDB enfrenta um dos maiores dilemas de sua longa história no Estado. Nesta semana estará em Canoinhas o pré-candidato do União Brasil, ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. A grande ambição do ex-prefeito é ter o MDB ao seu lado. Dessa forma já abriu espaço na vice convencendo o PSD a lançar Raimundo Colombo ao Senado. Seria a trinca perfeita, aos olhos dele, para derrotar Carlos Moisés (Republicanos). O governador, contudo, ainda conta com a simpatia do MDB que, ao que parece, é a noiva da vez.




FATOR BOLSONARO

Jorginho Mello com o presidente Bolsonaro/Divulgação

Jair Bolsonaro segue com grande aceitação em Santa Catarina, o que, claro, fortalece e muito a candidatura de Jorginho Melo (PL). Resta saber se o canoinhense vota em Jorginho a pedido do presidente, considerando que o senador era (ou é) íntimo do vice-prefeito Renato Pike.




PADRINHO

Divulgação

Pré-candidato a deputado federal, o médico obstetra Saulo Sabatini (Patriotas) conversou com o empresário Luciano Hang na semana passada. Além de pedir conselhos políticos ao bolsonarista convicto (a exemplo de Sabatini), ouviu dele que uma unidade da Havan em Canoinhas deve se tornar realidade em breve.



IMPASSES

Antidio Lunelli segue pré-candidato a governador

Se Antídio Lunelli for o candidato do MDB ao governo, vai precisar abraçar a candidatura de Simone Tebet à presidência, se esta de fato se concretizar. Contudo, Lunelli é bolsonarista declarado. E agora?




XOXO

A chegada de Jair Bolsonaro ao PL impulsionou pouco as novas filiações ao partido. Dados do TSE revelam que a legenda aumentou de 765 mil filiados em 2021 para 770,7 mil em 2022. Destes, somente 57 são jovens com menos de 18 anos.

Já o PT está entre os partidos que mais ganharam filiados em 2022. Obteve 59 mil novos integrantes. Passou de 1,572 milhão para 1,632 milhão. Entre os menores de 2018, contudo, perdeu aderência. Caiu de 231 para 207 filiados.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?