sexta-feira, 21

de

janeiro

de

2022

ACESSE NO 

Iniciativa WestRock de economia circular transforma resíduos em geração de renda para pequenos agricultores

Últimas Notícias

- Ads -

Parcerias para produção e distribuição de composto orgânico estimulam a economia local

Reduzir a geração de resíduos e regenerar sistemas naturais são algumas das soluções apontadas pelo conceito de economia circular para uma produção mais sustentável. E é com esse propósito que a WestRock, líder global em soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado, implementou, em sua Fábrica de Papel HyPerform® de Três Barras, uma iniciativa que transforma resíduos da produção em um material rico para a agricultura, beneficiando pequenos produtores rurais de Santa Catarina e também funcionários(as) da unidade.

A fábrica, que foi recentemente ampliada, é a maior produtora de papel kraft da América Latina, com capacidade de produzir mais de 1.900 toneladas por dia. Em linha com os 5Rs® de Sustentabilidade WestRock – Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Regenerar e uma operação sustentável, a empresa direciona atualmente cerca de 97% dos resíduos para reuso, reaproveitamento, reciclagem ou coprocessamento.

Horta de participante da iniciativa

A partir deste projeto, os seus resíduos orgânicos, como cinzas de caldeira, cascas de madeira e lodo da estação de tratamento de efluentes são encaminhados para a compostagem, que gera um composto orgânico rico em nutrientes, ideal para uso na agricultura, pois ajuda a regenerar o solo. Todo o material é distribuído gratuitamente à comunidade da região – de 2019 a meados de 2021, mais de 144 mil toneladas foram doadas a produtores rurais para o uso em hortas, pomares e na agricultura familiar. Ao todo, foram realizadas mais de 500 entregas a produtores rurais, beneficiando mais de 540 agricultores.

O reuso desses materiais, além de evitar o envio de resíduos para aterros sanitários, possibilita a redução do uso de fertilizantes e defensivos agrícolas nas plantações das famílias beneficiadas – produtos, que, a longo prazo, podem impactar na qualidade do solo.

ECONOMIA CIRCULAR EM AÇÃO

Recentemente, o projeto iniciou uma nova etapa por meio de parcerias com Ambipar, Exal e Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, para ampliar seus benefícios ambientais, sociais e econômicos, a empresa estimulou o fechamento completo do ciclo, ao servir, em seus refeitórios, as verduras, legumes e hortaliças produzidas pelas mesmas famílias que recebem o composto orgânico.

Os benefícios da iniciativa são diversos: devido a qualidade dos alimentos cultivados com o condicionador de solo, é possível o o aproveitamento integral, reduzindo o desperdício na preparação. Para funcionários(as), o uso de frutas, verduras e hortaliças orgânicas e sem defensivos agrícolas representa uma alimentação mais fresca e saudável. E, é claro, para os agricultores parceiros, a iniciativa contribui para o incremento da renda familiar, estimulando a economia e o desenvolvimento local. Todos os meses, cerca de 1,5 toneladas de hortifrutis são usadas para oferecer mais de 14 mil refeições, aos cerca de 900 trabalhadores da fábrica – das quais, 25% já estão sendo disponibilizadas pelos pequenos produtores rurais da região. “Essa parceria para nós foi muito boa, porque além da produtividade, a renda também melhorou”, afirma o produtor Pedro de Oliveira, que fornece 15 variedades de verduras para o refeitório da WestRock.

Cynthia Wolgien, diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da WestRock Brasil, reforça que iniciativas de Economia Circular são cada vez mais encorajadas pela empresa: “Não há mais espaço para o crescimento que não seja sustentável. É nosso papel estimular a redução da geração de resíduos e do uso de recursos naturais, buscando uma operação cada vez mais eficiente e regenerativa. Por meio de uma iniciativa de circularidade, que contou com um trabalho em rede e o engajamento de diversos parceiros, conseguimos estender os benefícios da ação para nossa comunidade, funcionários(as) e para o planeta. Um projeto no qual todos ganham, nos enche de orgulho e nos motiva a ir além”, conclui.

Fábrica da WestRock em Três Barras