Incêndio atinge área de reflorestamento na Flona de Três Barras


Incêndio atingiu a Flona de Três Barras/Divulgação/Bombeiros

Bombeiros da região passaram a tarde desta terça combatendo as chamas 

 

 

Um incêndio atingiu uma área de reflorestamento de pinus na Floresta Nacional de Três Barras (Flona) na tarde desta terça-feira, dia 1º, em Três Barras.


 

Viaturas dos bombeiros de Canoinhas, um drone  corporação de Porto União e uma equipe de apoio florestal da Empresa WestRock ajudaram a combater o incêndio de grandes proporções desde as 13 horas desta terça. Devido a extensão da área atingida e dos focos de incêndio, além da falta de acesso a muitos dos focos, e em função do vento, ele se propagou rapidamente na direção norte sobre os campos das várzeas entre o rio Dos Pardos e o rio Canoinhas, consumindo toda a vegetação no local.

 

 

 

Com informações repassadas por imagens de drones fornecidas pela Flona de Três Barras os bombeiros fizeram um mapeamento dos focos de incêndio e iniciaram o combate com batedores, bomba costal, assoprador e um kit pickup para eliminar as chamas. Às 18h, as equipes retornaram do combate.

 

 

 

Segundo a analista ambiental Carlos Ribeiro, que acompanhou o trabalho dos bombeiros durante a tarde, “o fogo está consumindo cerca de 170 hectares de vegetação da várzea, tendo também se propagado de forma rasteira sob os plantios de pinus adjacentes. Por volta das 18h40, o fogo já tinha atingido o limite norte da Flona na foz do rio Dos Pardos com o rio Canoinhas”.



 

 

 

De acordo com o comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), major Sarte, o helicóptero Arcanjo foi acionado para caso necessário, a continuação do combate aéreo ao incêndio na manhã desta quarta-feira, dia 2.

 

 

 

Além da destruição dos campos de várzeas, o incêndio provocou grande poluição na cidade de Canoinhas, principalmente no distrito do Campo d’Água Verde, que fica próximo à Flona.

 

 

 

Ainda não se sabe a causa do incêndio.

 





Deixe seu comentário: