IFSC vai premiar melhores vinhos e sucos de uva do Planalto Norte

Divulgação

Concurso quer valorizar e incentivar a elaboração de vinhos e sucos de uva na região e integrar os produtores

 

 

Fazer o próprio vinho, seja para consumo ou comercialização, é uma prática cada vez mais comum e que agora recebe o incentivo do IFSC. Em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Câmpus Canoinhas lança o Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense. Mais que premiar os produtores, o concurso quer valorizar e incentivar a elaboração de vinhos e sucos de uva na região e integrar os produtores.


 

 

Nesta primeira edição, o concurso abrange quatro categorias: vinho de mesa tinto, vinho fino tinto, vinho de mesa branco e suco de uva tinto. Para participar, o produtor deverá elaborar um mínimo de 50 litros na categoria desejada. É importante lembrar que o produtor de vinho ou suco não precisa, necessariamente, ser o produtor da uva, o que viabiliza a participação dos produtores urbanos e vinícolas artesanais. A participação é gratuita.

 

 

A inscrição deve ser feita com os extensionistas da Epagri ou com a equipe do IFSC, que estão em contato direto com os produtores. A coleta das amostras para a análise sensorial será realizada de 20 de maio a 10 de julho. O resultado será divulgado no dia 21 de agosto, durante o Encontro Regional da Cultura da Videira, organizado pela Epagri no auditório do Câmpus Canoinhas do IFSC.



 

 

Segundo o professor do curso técnico em Agroecologia e do superior de Agronomia, Douglas André Würz, além do concurso, o projeto também contempla a caracterização dos produtores e a caracterização físico-química dos produtos elaborados. “O Câmpus Canoinhas está inserido numa região em que a agricultura possui importante participação na economia e geração de renda. Para que a viticultura tenha êxito e contribua para o desenvolvimento regional, é fundamental avaliar a qualidade dos vinhos e sucos de uva elaborados na região, até para que os produtores tenham um parâmetro de qualidade a ser alcançado”, explica.

 

 

MAIS INFORMAÇÕES

Com o professor Douglas, no Câmpus Canoinhas do IFSC (Av. Expedicionários, 2150 – Bairro Campo da Água Verde – Fone: (47) 3627-4500), ou nos escritórios municipais da Epagri.

 

Deixe seu comentário: