Hábitos alimentares saudáveis no dia a dia

Recomendações e mudanças que impactam na saúde e bem-estar

 

 

Todos os dias nos alimentamos e prestar atenção aos alimentos e dietas que adotamos na nossa rotina podem resultar em inúmeros benefícios. Devemos nos ater a alguns detalhes para garantir uma boa saúde em nossa vida. O Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde propõe o aumento do consumo de alimentos in natura ou minimamente processados e predominantemente de origem vegetal, tais como leguminosas, frutas, cereais e verduras em grande variedade, como base da nossa alimentação.

 

 

 

“Manter uma alimentação saudável é importante para nos mantermos sadios. Os hábitos alimentares sadios nos proporcionam energia, qualidade de vida e auxiliam o nosso sistema imunológico a se manter em ordem”, comenta a nutricionista Heloísa Moreschi.

 

 

 

 

Quando dietas restritivas como o veganismo e o vegetarianismo entram em pauta, é necessário ressaltar a responsabilidade de cada indivíduo perante a sua saúde. O acompanhamento profissional e exames regulares são recomendados. “Cada um é responsável por si, acredito que cada rotina deve ser avaliada de forma individual, de forma cuidadosa e gentil para que possamos adaptar os recursos e objetivos na nova rotina”, lembra Heloísa.

 

 

Uma alimentação saudável é responsável por inúmeros benefícios a nossa saúde, possuir uma rotina alimentar equilibrada, aliada com atividades físicas regulares auxiliam em muito na prevenção de alguns sintomas. Doenças como diabetes, hipertensão e obesidade podem ser prevenidas com uma alimentação equilibrada”, ressalta Heloísa.

 

 

 

 

NUTRIÇÃO E VEGANISMO

Conforme a recomendação do Ministério da Saúde, em priorizar alimentos de origem vegetal na alimentação, todos os dias mais pessoas optam pelo vegetarianismo e veganismo. Uma alternativa acessível de apoio nutricional, são os guias alimentares vegeterianos e veganos, disponibilizados em versão e-book grátis ou versão impressa paga, pelo site da Sociedade Vegetariana Brasileira.

 

 

 

Ao contrário do que se pensa, todas as fontes nutricionais vegetais são boas e adequadas para a dieta humana. “Não existe restrição em adotar hábitos veganos em nossa alimentação, a escolha deve ser consciente e alinhada com aquilo que pode ser feito da melhor forma em sua condição saudável. Qualquer mudança de habito exige escolhas que devem ser consideradas para o nosso bem-estar pessoal”, ressalta Heloísa.

 

 

 

O processo de reeducação alimentar deve ser realizado aos poucos, respeitando o tempo do seu corpo e de sua mente, uma alimentação mais consciente também resulta em uma mente e corpo mais conscientes e saudáveis.

 

 

 

Confira mais sobre veganismo no Instagram @veganointerior

 




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