Governo lança Detran Digital e disponibiliza serviços de forma online

Júlio Cavalheiro/Secom

CRLV já pode ser emitido digitalmente desde 21 de março

 

 

GOVERNO DIGITAL

Quem precisa fazer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, tirar uma segunda via ou obter uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) não precisa mais se deslocar até o Ciretran para dar início ao processo. O Governo de Santa Catarina lançou, na tarde desta quinta-feira, 4, o Detran Digital, serviço online que permite fazer essas solicitações sem sair de casa. O único deslocamento que o cidadão precisa fazer será para buscar o documento quando estiver pronto.


 

No futuro, outros serviços serão adicionados ao portal.

 

O Detran Digital pode ser acessado no site do órgão, detran.sc.gov.br.

 

 

No total, a quantidade de solicitações para esses três serviços é de 140 mil por ano em Santa Catarina. Isso significa que 280 mil deslocamentos são feitos anualmente, já que é preciso entregar a documentação e, depois, ir buscar o documento. A possibilidade de iniciar o processo de forma online pode diminuir as filas para a obtenção da CNH definitiva, segunda via ou PID em até 50%.

 

 

 

 

 

CRLV

Desde 21 de março está disponível a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV). A CNH Digital também está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne os dois documentos de porte obrigatório.

 

 

A versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Para ter acesso à versão digital, o proprietário deve fazer o download gratuito do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store, preenchendo os dados do usuário, Renavam e o código de segurança impresso no documento físico. O veículo deve estar com a documentação em dia. O documento digital não está disponível para veículos cadastrados em nome de pessoa jurídica.

 

 

O CRLV digital poderá ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo sem acesso à internet e pode ser compartilhado com até cinco pessoas. Também é possível ter mais de um CRLV eletrônico no mesmo smartphone.

 

 

 

 

PRÓXIMOS PASSOS

O governador frisou que o Estado pretende avançar na digitalização de serviços, dando aos catarinenses a opção de ter o documento físico, apenas digital ou ambos. “Queremos chegar no nível em que não seja mais necessário nem ir buscar o documento, mas receba de forma digital no smartphone se assim desejar. Isso precisa ser ajustado com o Governo Federal, mas vamos perseguir essa evolução”, garantiu Moisés.

 

 

De acordo com o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, o objetivo é, até 2022, digitalizar 100% dos serviços que possam ser feitos de forma online. “Hoje tenho convicção de que vamos alcançar essa meta. Todo esse trabalho em conjunto vai facilitar a vida do cidadão catarinense”, afirmou.



 

 

VERSÃO INVERTIDA

Com menos de 30 anos de idade a deputada estadual Ana Campagnolo (PSL) demonstra um espantoso saudosismo de tempos que nem viveu. Editando vídeos, relatou na tribuna da Assembleia casos em que, segundo ela, a esquerda resistente à ditadura no Brasil também matou. Levou oito minutos para relatar uma meia dúzia de casos cuja veracidade não ficou muito clara. Certamente levaria muito mais tempo se não andasse na contramão da história e relatasse caso a caso as mais de 400 mortes nos porões do governo militar.

 

 

 

 

1.052

desistências o programa Mais Médicos teve desde que passou a ser 100% nacional

 

 

HORÁRIO DE VERÃO

O governo deve fechar na semana que vem um estudo sobre o horário de verão no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) determinou um estudo a respeito.

 

 

Segundo o Ministério de Minas e Energia, os estudos, que são permanentes e se encontravam em estágio avançado na gestão anterior, estão em fase final de elaboração. A decisão tem de ser feita neste momento e não leva em consideração apenas dados econômicos com a mudança a ser feita nos relógios, mas outros fatores, como sobrecarga e picos de consumo, por exemplo.

 

 

Na Europa já está definido o fim do horário de verão em 2021.

 

 

MAIS LOTÉRICAS

A Caixa vai aumentar o número de lotéricas no Brasil de 13 mil para 20 mil. A direção do banco também dará atenção especial a área de cartões de crédito. Hoje são 5 milhões. A meta é chegar aos 20 milhões, pelo menos.

 

 

 

PÍLULA MASCULINA

Pesquisadores americanos anunciaram que um anticoncepcional para homens passou nos primeiros testes científicos. Mas só deve chegar ao mercado em dez anos.

 

 

CLUBE DOS SETE

Já chega a sete o número de ex-deputados estaduais não eleitos em outubro que foram nomeados para cargos de confiança na Assembleia Legislativa de SC.

 

 

São eles: Claiton Salvaro (PSB), Gabriel Ribeiro (PSD), Doia Guglielmi (PSDB), Dirceu Dresch (PT), Patricio Destro (PSB), Mário Marcondes (MDB). Só Ribeiro, no entanto, trabalha na Alesc. Os demais estão espalhados pelas bases dos deputados.

Deixe seu comentário: