quinta-feira, 25

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Gabinete móvel gera atrito na Câmara de Canoinhas

Últimas Notícias

- Ads -

Houve discussão sobre o tema na sessão desta terça-feira, 5

DIRETAS INDIRETAS

A propaganda do gabinete móvel dos vereadores de oposição incomodou os vereadores governistas. Na sessão de ontem Tatiane Carvalho (MDB) falou sobre a primeira edição do gabinete, em Marcílio Dias, e exaltou a importância de os vereadores estarem “no meio da população, ouvindo suas demandas”.

O discurso incomodou o vereador Mauricio Zimmermann (PL), que afirmou que “toda a população merece (atendimento), seja de Marcílio Dias ou qual lugar for”.

Marcos Homer (Podemos) rebateu, ressaltando a importância de “os vereadores serem vistos com uma visita mais dedicada, não uma visita de médico”. Frisou, também, que o gabinete móvel não se restringirá a Marcílio Dias. “Muito pelo contrário”, afirmou.

Osmar Oleskovicz (PSD) destacou o seu trabalho como vereador e frisou a importância de a Câmara reunir as reivindicações do povo e buscar soluções.

Willian Godoy (PSD) também defendeu seu mandato e disse que certas reivindicações nem precisam ser levadas para o plenário porque basta uma conversa com os secretários municipais.

Gil Baiano (PL) também se incomodou. “Ser vereador não é profissão, não é que eu não sei fazer outra coisa, mas enquanto eu ser pago para isso serei vereador. Não consigo atender a todos, mas estou com o povo de segunda a segunda”, disse, destacando que o gabinete móvel só funciona nos finais de semana porque os vereadores de oposição têm outras atividades durante a semana.

Zenilda Lemos (MDB) disse que o gabinete móvel é apenas uma das ações que ela e os colegas vêm desempenhando. “Mas desejamos fazer algo a mais, passar um tempo a mais nas comunidades.”




O DONO DO PARABÉNS

Um simples requerimento de homenagem à Apecare pela realização da Feira do Gado que destinou parte da renda para o Hospital Santa Cruz demonstrou turbulência na base do governo na sessão de ontem da Câmara. O requerimento foi apresentado verbalmente por Wilmar Sudoski (PSD). Osmar Oleskovicz (PSD) sugeriu que o requerimento fosse elaborado com o protagonismo de Mauricio Zimmermann (PL). Gil Baiano (PL) discordou e Sudoski, irritado, disse que o plenário deveria decidir. “Não sou contra, mas sou metódico, apenas para evitar questões de daqui a pouco os profissionais da casa terem de ficar correndo atrás de requerimento verbal”, contemporizou Oleskovicz.




ME DÊ MOTIVOS

Governador Carlos Moisés/Pedro França/Agência Senado

Já se passou quase um mês que o governador Carlos Moisés (PSL) cancelou em cima da hora a visita que faria a Canoinhas e até agora nada de remarcar. Ele deve liberar simbolicamente o valor de R$ 15 milhões para obras.

Há quem diga que foi o ciúme dos municípios vizinhos que fez com que Moisés corresse longe dessa bola dividida. Há quem diga que o motivo é bem mais sério.




MÉRITO

Nesta terça-feira, 5, na Assembleia Legislativa, a deputada Paulinha (sem partido) entregou moção de aplauso a quatro policiais militares que impediram duas tentativas de suicídio no município de Seara, nos meses de março e abril. Os soldados homenageados foram Ricardo Polidoro, Ismael Bollis, Elder Serafin e Hiran José Aguilar.




ELE NÃO

Sargento Lima

Deputado Sargento Lima (PL) narrou em sessão da Assembleia sua luta para revogar o título de cidadão catarinense concedido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Há dois anos e três meses protocolamos um projeto para retirar o título de Lula e até hoje não veio a plenário”, reclamou Lima.

Jessé apoiou Lima e defendeu a apreciação da proposta pelo Plenário Osni Régis. “Se não é de interesse do deputado, ele fica sentado em cima. Podemos pegar esse título do Lula e revogar, ele foi condenado em três instâncias e em quatro oportunidades. Que venha ao plenário para ser debatido”, provocou Jessé.




REGRAS

A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei da deputada Ana Campagnolo (PSL) que estabelece restrições para a edição de decretos estaduais de fechamento do comércio devido à pandemia de covid-19. O texto proíbe que esse tipo de medida seja adotado sem reunião prévia com representantes de empregadores e empregados.




FÉRIAS

A Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores de Três Barras deu parecer favorável a um projeto de lei que prevê a compensação de férias não usufruídas pelos servidores do município. Com o parecer apresentado na sessão de segunda-feira, 4, também foi chamado a atenção da prefeitura para que coordene melhor a escala de férias dos servidores, uma vez que compensar férias, conforme os vereadores, não é o ideal.





TRANSPORTE

O acordo entre a Secretaria da Infraestrutura e o Ministério Público (MPSC) para a regularização do transporte intermunicipal no Estado será assinado nesta quarta, 6, às 10h. A formalidade estava prevista para o final do mês passado, mas acabou adiada. O Estado e as empresas respondem a uma ação civil pública movida pelo MPSC em 2018, ainda na gestão anterior. Mas o atual secretário, Thiago Vieira, disse que pretende atender aos pedidos da promotoria sem que haja a necessidade de discussões judiciais. A informação é do colunista da NSC Total, Raphael Faraco.



ANISTIA

O Detran-SC arquivou até agora em 2021 mais de 20 mil processos pendentes de suspensão do direito de dirigir (PSDD). Isso ocorreu devido às alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que entraram em vigor na data de 12 de abril deste ano, e ao Parecer do Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina. Com a implementação do processo eletrônico no órgão de trânsito, em outubro de 2020, foi possível dar novo ritmo e agilidade na avaliação dos processos.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?