Funcionário terceirizado de empresa de Três Barras testa negativo para covid-19


Cópia do primeiro exame feito no colaborador da obra de expansão da WestRock/Reprodução

WestRock vai fazer testagem proativa de todos os colaboradores das obras de expansão e funcionários

 

 

 

Testou negativo para covid-19 o funcionário terceirizado que está trabalhando nas obras de expansão da WestRock, em Três Barras. A pedido do JMais, a assessoria de comunicação da empresa confirmou a informação encaminhando cópia do exame que confirmou que o trabalhador não é portador do novo coronavírus.

 

 

 

A empresa confirmou que no sábado, 25, recebeu a informação de que um dos colaboradores da obra de expansão iniciou com quadro gastrointestinal. Ele estava na Casa de Chegada, durante o período de quarentena, uma das etapas filtro para assegurar segurança no retorno dos colaboradores. Assim, seguindo os protocolos, o colaborador informou seu superior, que o encaminhou para o Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC). Ele foi liberado e encaminhado para isolamento em uma das casas mantidas pela WestRock, onde passou a ter supervisão da área médica.  No domingo, 26, ele apresentou febre e foi encaminhado ao HSCC, referência regional para casos de complicações respiratórias, onde permanece internado, com melhora do quadro clínico nesta segunda-feira, 27. Foi coletado material para realização de exame PCR – padrão ouro (para descarte ou detecção do novo coronavírus). O resultado do exame foi entregue nesta segunda apontando negativo para covid-19.

 

 

 

 

 

“Antes de recebermos o resultado do exame, checamos todas as pessoas que tiveram contato com o colaborador: o seu companheiro de quarto, foi isolado na casa de passagem, supervisionado pela área médica; os demais colaboradores, permanecem em quarentena. O procedimento se mostrou adequado e a experiência nos ajudou a deixá-lo ainda mais efetivo”, diz a WestRock por meio de nota.

 

 

 

 

 

 

SUPERLOTAÇÃO

Já a informação de suposta superlotação da Casa de Chegada  onde estava o colaborador, que circulou por grupos de WhatsApp, não procede, segundo a empresa. O retorno do Projeto de Expansão contemplou alterações das estruturas anteriores das casas e alojamentos, que seguem, no mínimo, os critérios determinados pela Portaria 214, emitida pelo secretário de Saúde de Santa Catarina, Helton Zeferini, em 1º de abril:

 

 

 

 

  • Manutenção dos ambientes arejados por ventilação natural;
  • Redução de até 50% da capacidade dos colaboradores por alojamento, com Limitação de capacidade máxima de dois colaboradores por quarto;
  • Aumento das medidas de limpeza permanente de áreas em comum;
  • Recomendações para restrição de convívio em áreas comuns;
  • Disponibilização de álcool em gel 70% em áreas comuns
  • Recomendado a refeição individual, por meio de marmitas – com o intuito de evitar aglomerações nas áreas destinadas para refeições;
  • Disponibilidade de saboneteiras e papéis toalhas em áreas comuns;
  • A higienização dos EPIs com uso de soluções higienizadoras e as pessoas serão treinadas para executar a limpeza.

 

 

 

 

 

 

TESTES

A partir desta terça-feira, 28, a WestRock vai iniciar a testagem proativa de todos os colaboradores da obra de expansão, além dos funcionários com o mesmo exame PCR – padrão ouro, utilizado no caso descrito acima.

 

 

 

“Integridade, Respeito e Responsabilidade são valores que vivenciamos: fazemos questão de manter um diálogo aberto e de duas vias com a comunidade, funcionários, colaboradores e outros públicos e por isso disponibilizamos dois canais – 0800 644 5400 (ligação gratuita) e WhatsApp: (47) 99611-8376”, conclui a empresa em nota.

 

 

 

 

 

 

MÃO DE OBRA LOCAL

Sobre a busca por mão de obra para trabalhar na obra de expansão, a empresa afirma que busca na região de Três Barras o maior número de profissionais que tenham o perfil técnico necessário, o que é um “desafio”.

 

 

 

Desde o início do projeto a WestRock estabeleceu parceria com os escritórios do Serviço Nacional do Emprego (Sine) de Três Barras, Canoinhas e São Mateus para auxiliar na captação de talentos locais e disponibilização de vagas. Além disso, em parceria com o Senai, disponibilizou cursos de qualificação e aperfeiçoamento. Já foram realizadas seis capacitações (Líder de Produção Industrial; Montador de Andaimes; Segurança do Trabalho em Construção Civil, Eletricista de Manutenção Industrial, Eletrônica Básica, Soldador Eletrodo Revestido). Até agora, por meio desta parceria, foram formadas 150 pessoas da comunidade local. Mais três cursos estão planejados (Assistente Administrativo, Conferente e Gestão de manutenção) aguardando que as aulas presenciais, temporariamente suspensas em função da pandemia, sejam novamente liberadas para serem implementados.

 

 

 

 

Na Expansão de Três Barras a seleção é realizada pelas empresas prestadoras de serviço, que buscam entre as necessidades de cada etapa da obra, o perfil técnico necessário para cada vaga. “Reforçamos que a contratação de mão de obra local é nossa prioridade, sempre que atendidos os requisitos necessários”, afirma a empresa.

 

 

 

 

“Ainda assim, podemos afirmar que o percentual atual de profissionais locais fica aquém do que gostaríamos. Entendemos que podemos ir além, por isso, estamos estudando parcerias locais para outros cursos de profissionalização”, conclui a nota.

 





Deixe seu comentário: