Frio perde força no decorrer da semana em todo as regiões de SC

Prefeitura de Canoinhas na manhã de domingo, 7/Fátima Santos

Confira as fotos da geada do fim de semana na região

 

 

A madrugada de domingo, 7, foi marcada por temperaturas baixas em Santa Catarina. A mínima registrada ocorreu em Urupema, onde os termômetros marcaram 9,2 graus negativos. Com exceção do litoral todas as outras regiões registraram temperaturas abaixo de zero.


 

 

Depois de um fim de semana de muito frio, nesta segunda-feira, 8 e nesta terça-feira, 9, o frio intenso começa a amenizar e as temperaturas sofrem ligeira elevação. A semana começa com sol e poucas nuvens em Santa Catarina, podendo haver condição de nevoeiro em algumas áreas. A temperatura permanece baixa, próxima de zero grau nas áreas altas do Estado e teve registro de geada novamente na manhã desta segunda-feira, 8, em grande parte das regiões catarinenses. Na terça-feira, 9, permanece condição de geada no Meio Oeste e Planaltos.

 

 

 

MENORES TEMPERATURAS REGISTRADAS NA MADRUGADA DESTA SEGUNDA, 8, NA REGIÃO

Mafra-3
Major Vieira-3
Itaiópolis-3
Canoinhas-2
Monte Castelo-2
Irineópolis-1
Santa Cecília0
Fonte: Ciram Epagri

 

 

 

Nos dias posteriores, na quarta e na quinta-feira, a tendência é de sol com poucas nuvens e aumento gradativo das temperaturas. Condições de geada isolada apenas no Planalto Sul.

 

 

 

Em Canoinhas, a segunda-feira, 8, será ensolarada como nas outras regiões catarinenses, com mínima de zero grau e máxima de 18 graus à tarde. De terça-feira, 9, a quinta-feira, 11, a condição permanece a mesma de sol com a presença de algumas nuvens. Na terça, a temperatura fica entre quatro e 20 graus; na quarta, entre cinco e 21 graus; e na quinta, a temperatura sobe um pouco mais e deve ficar entre 9 e 22 graus.

 

 

TENDÊNCIA DE 12 A 21/07

A partir de sexta-feira, 12, o tempo fica seco com sol e temperatura mais elevada em Santa Catarina. Em torno dos dias 14 e 17, haverá aumento de nebulosidade e chuva no Estado, com a passagem de uma frente fria. A partir do dia 17 ao dia 21, o período permanecerá seco novamente com a presença de sol devido a atuação a uma nova massa de ar frio, porém, de menor intensidade.

 

 

INVERNO AMENO

As previsões do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) são para um inverno ameno e com temperatura acima da média no Estado.

 

 

A maioria das massas de ar frio devem chegar ao sul do Brasil com menos intensidade e com menor duração sobre a região, intercalado com períodos mais aquecidos, devido ao fenômeno El Niño. Isso não quer dizer que não ocorrerão eventos de frio significativo em Santa Catarina, com temperatura próxima de zero grau e negativa nas áreas altas do Estado, resultando na formação de geada ampla. Episódios de neve podem ocorrer especialmente em julho e agosto, com maior probabilidade para as áreas altas do Planalto Sul.

 



 

AGRICULTURA

As baixas temperaturas dos últimos dias vieram para tranquilizar os produtores de maçã de Santa Catarina. As macieiras precisam do frio para se desenvolver e gerar bons frutos, justamente por isso são plantadas nas regiões mais geladas do Estado. Os fruticultores esperam ainda que o frio permaneça nos meses de julho e agosto, trazendo uma boa safra no início do próximo ano. Santa Catarina é o maior produtor de maçã do Brasil.

 

 

 

 

VEJA IMAGENS DA GEADA DE DOMINGO, 7

 

TRÊS BARRAS

Antiga estação ferroviária de Três Barras neste domingo, 7, às 7h40/Facebook/Prefeitura de Três Barras

Facebook/Prefeitura de Três Barras

Facebook/Prefeitura de Três Barras

 

CANOINHAS

Localidade de  Alto de Pinheiros, em Canoinhas/Isabel Stafin/JMais

Isabel Stafin/JMais

Isabel Stafin/JMais

Água em um tanque de roupa congelou/Isabel/JMais

Isabel Stafin/JMais

Isabel Stafin/JMais

Localidade de Alto de Pinheiros, em Canoinhas/Foto: Wilmar Cubas Miller

Localidade Alto de Pinheiros, em Canoinhas/Foto: Wilmar Cubas Miller

Foto: Fátima Santos

Praça Oswaldo de Oliveira/Fátima Santos

Praça Oswaldo de Oliveira/Fátima Santos

Avenida Rubens Ribeiro da Silva/Fátima Santos

Capela Nossa Senhora Aparecida no bairro Piedade/Fátima Santos

Marcílio Dias/Fátima Santos

Deixe seu comentário: