quinta-feira, 25

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Flona de Três Barras será uma das três primeiras experiências de manejo sustentável no Sul do Brasil

Últimas Notícias

Parceria agilizará primeiras concessões florestais no Sul

- Ads -

 

 

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), firmou parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para a gestão de concessão florestal das Florestas Nacionais de Três Barras e Chapecó (SC) e de Irati (PR). A colaboração agilizará as primeiras concessões florestais da Região Sul. Em dezembro, os órgãos assinaram contrato para prestação de serviços técnicos para a concessão de oito florestas públicas federais.

 

 

 

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, ressaltou que, além de possibilitar a elaboração de contratos de concessão florestal mais modernos e eficientes, a iniciativa poderá alavancar as finanças verdes no país. “Vamos mudar o panorama do Brasil”, afirmou.

 

 

 

O BNDES trará a expertise técnica para a avaliação, a estruturação e a implementação de concessões florestais para a prática do manejo florestal sustentável. O foco será a exploração de produtos florestais madeireiros e não madeireiros das Florestas Nacionais de Três Barras e Chapecó, em Santa Catarina; Irati, no Paraná; e Iquiri, Pau Rosa, Jatuarana, Balata – Tufari e da Gleba Castanho, no Amazonas.

 

Atualmente, estão em vigência 17 contratos que autorizam o manejo de produtos florestais madeireiros e não madeireiros/Foto: Mapa

 

A agenda de concessão florestal é prioritária para o Governo Federal, uma vez que alia conservação e a produção florestal. Atualmente, estão em vigência 17 contratos que autorizam o manejo de produtos florestais madeireiros e não madeireiros, nos estados do Pará e de Rondônia, que somam uma área de 1,05 milhão de hectares.

 

 

 

O diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, reforçou que a meta é alcançar a concessão de 4,8 milhões de hectares até 2022 e os benefícios trazidos, como geração de renda para as comunidades, preservação da floresta e produção de mudas e sementes.

 

 

Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?