Evento contou com mais de 1.200 espectadores
A primeira edição do Festival Internacional de Cinema de São Mateus do Sul, que aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro, atraiu mais de 1.200 pessoas para participar do evento e conferirem os filmes selecionados das mais diversas partes do mundo.
De acordo com o organizador do evento, o cineasta Luiz Fabiano, “este marco histórico foi possível graças ao apoio das Secretarias de Assistência Social e Educação, da Prefeitura de São Mateus do Sul, da Mônica Zampieri, e de projetos sociais como a Apae, Adolecentro, além das escolas estaduais e demais instituições que abraçaram a causa em prol das crianças e da cultura local”.
Luiz Fabiano destacou também que o projeto foi viabilizado pela lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, e da Secretaria de Cultura de São Mateus do Sul, que redirecionou recursos essenciais para o festival. “Esse incentivo foi fundamental para que o festival pudesse acontecer, fortalecendo a cultura e valorizando a produção audiovisual da cidade”, comentou.
No dia 10 de outubro, o festival abriu suas portas para a comunidade em geral, incluindo estudantes do ensino médio e participantes de projetos sociais. No segundo dia, o evento foi voltado para alunos das escolas públicas da cidade, além de projetos como o Adolecentro e a Apae. “As sessões foram marcadas pelo entusiasmo e a criatividade dos alunos, muitos vestindo fantasias de personagens icônicos de filmes de Hollywood. As cinco sessões do dia incluíram quatro destinadas às escolas públicas e uma especial para a melhor idade, que compareceu em peso com cerca de 200 participantes”, destacou o organizador.
Luiz Fabiano comenta também que a inclusão foi uma prioridade no evento, com tradução simultânea em Língua de Sinais e a distribuição gratuita de pipoca e refrigerante em várias sessões, proporcionando, segundo ele, “momentos de alegria e descontração para todos os presentes”.