quinta-feira, 28

de

março

de

2024

ACESSE NO 

Estudo sobre água nas florestas plantadas da WestRock vence maior premiação ambiental de SC

Últimas Notícias

- Ads -

Projeto demonstra que áreas de florestas plantadas fornecem quantidade e qualidade de água semelhantes às de matas nativas da região

- Ads -

Com uma base florestal localizada no sul do Paraná e norte de Santa Catarina, a WestRock mantém milhares de hectares de plantações de pinus e eucalipto e áreas de mata atlântica nativa que, de forma sustentável, dividem espaço nas mais de 80 fazendas WestRock. Há mais de uma década a empresa, líder em soluções sustentáveis de embalagens, monitora a conservação da água nessas áreas. O respeito e a responsabilidade com o meio ambiente, comprovados pelo estudo, tornaram a WestRock vencedora do Prêmio Fritz Müller 2021 na categoria Preservação de Insumos de Produção (Água).

O concurso é promovido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado (IMA) do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio de parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). A premiação é o principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina e é destinada a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para a conservação do meio ambiente.

O projeto vencedor – “O Poder do Manejo de Florestas Plantadas: Conservação de recursos hídricos e preservação de nascentes nas florestas WestRock” – mostrou que o manejo florestal sustentável realizado pela empresa mantém a disponibilidade de água no solo e nos rios e riachos próximos às áreas de florestas plantadas em proporção semelhante as de áreas de florestas nativas, mesmo nos períodos em que ocorrem operações de colheita de madeira e silvicultura. Na média histórica até o ano de 2020, foi constatado que a produção de água ficou em torno de 514mm na microbacia de Pinus e 478mm na microbacia de nativa.

Divulgação

Os resultados do projeto foram obtidos após dez anos de estudos, realizados pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), por meio do Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (Promab). Além da comprovação da preservação dos recursos hídricos nas áreas de florestas plantadas, a empresa também evidenciou, no projeto vencedor, a preservação de mais de 2.700 nascentes em suas áreas de florestas nativas.

“Recebemos esse reconhecimento pelo Prêmio Fritz Müller com muita alegria. Para nós, a premiação desse trabalho é reconhecimento de um esforço de times multidisciplinares e mais uma prova, com fatos e dados, dos benefícios da bioeconomia, que utiliza matéria-prima de base florestal. No momento em que o Brasil passa por uma crise hídrica, é um reforço de como um negócio responsável e sustentável contribui efetivamente para a manutenção de recursos finitos e essenciais, como a água.”, ressalta Heuzer Guimarães, diretor do negócio Florestal.


Uso sustentável de recursos hídricos combate desertificação e degradação da terra  

Na pesquisa, são avaliados índices em duas microbacias: uma localizada em uma floresta de pinus e, outra, em uma floresta nativa. Entre os fatores analisados estão a produção e quantidade de água disponível na microbacia; recarga do lençol freático; e a quantidade de sólidos suspensos na água; entre diversos outros indicadores qualitativos e quantitativos.

Entre os indicadores de destaque, está o rendimento hídrico, que representa a fração de precipitação anual que se encontra disponível nos rios e riachos na escala da microbacia hidrográfica. Considerando a média histórica entre os anos de 2010 e 2020, a disponibilidade de água é de 27% para os rios na microbacia de pinus e 27% na microbacia de nativa.

Para Cynthia Wolgien, diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa, esses resultados contribuem para combater o mito que ainda persiste no imaginário das pessoas que florestas plantadas secam o solo. “O estudo comprova que as florestas plantadas WestRock contribuem para a disponibilidade de água na mesma proporção que florestas nativas. Nosso negócio, além de oferecer soluções em embalagens de fonte renovável, biodegradáveis e recicláveis, também colabora com a preservação da água nas regiões florestais onde atuamos”, pontua.

- Ads -
Logo Facebook Logo WhatsApp Logo nova do Twitter
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?