Estratégia de SEO: como conquistar e defender posições

Conheça os fundamentos de um bom trabalho de SEO e estratégias recomendadas para conquistar e defender posições

 

 

SEO é a sigla para search engine optimization (otimização para mecanismos de busca).

 

Se você acompanha a coluna deve estar familiarizado com esse termo, caso não é mais do que recomendado você seguir os links aqui apresentados.

 

 

Antes de continuarmos a falar sobre SEO peço que ao final de post deixe seu comentário, ele nos ajuda a escrever conteúdos cada vez mais interessantes para você.

 

 

SEO é um série de técnicas usadas para otimizar seu site, assim podendo disputar as melhores posições orgânicas de mecanismos de busca, ou seja, com essas técnicas podemos conquistar posições, porém, sem uma estratégia de defesa você pode acabar ficando para trás.

 

 

Neste post vamos apresentar estratégias de conquista e defesa de posições.

 

CONHEÇA A BASE DO SEO

1* RELEVÂNCIA

 

Seu site deve ser relevante, ou seja, ter um conteúdo de qualidade e proporcionar a melhor experiência para o consumidor. Basicamente quanto mais relevante você for mais as pessoas vão acessar seu site, mais o Google entende que seu site é relevante e, por fim, mais você sobe no ranking.

 

 

 

 

COMO EU FAÇO PARA SER RELEVANTE?

Ter um conteúdo bem desenvolvido é a base de qualquer estratégia aqui apresentada. Caso você não saiba como fazer isso pode contar com o auxílio profissional.

 

 

 

 MARKETING DE CONTEÚDO

Essa é uma estratégia que está cada vez mais presentes nos sites institucionais. Um exemplo simples dessa estratégia é o post que você está lendo agora, ele faz parte de uma estratégia a longo prazo, que traz vários benefícios como: qualificação de leads, melhor posicionamento orgânico, gera autoridade e possíveis clientes.

 

 

 

TER UM SITE BEM DESENVOLVIDO

Ter um site mal desenvolvido acaba com a experiência do visitante em seu site, já ter um site bem desenvolvido com um conteúdo devidamente planejado, pode gerar resultados incríveis, ainda falando em resultados temos um post incrível sobre isso.

 

 

 

2* AUTORIDADE

A autoridade pode vir com o tempo, nada mais do que uma consequência de um site relevante. Pode levar algum tempo até você se tornar uma autoridade em determinado assunto, os mecanismos de busca avaliam a autoridade, que de maneira simples é a reputação dele na internet.

 

 

 

COMO MECANISMOS DE BUSCA INTERPRETAM MEU SITE?

Existe uma série de fatores que os scripts de mecanismos de busca como o Google consideram, mas de maneira simples para você subir no ranking é necessário tráfego, se seu site tem bastante visitas, significa que seu conteúdo é bom, com isso o Google vai escalar seu site a melhores posições.

 

 

 

 

ESTRATÉGIAS PARA GERAR TRÁFEGO E AUTORIDADE

REDES SOCIAIS

 

As redes sociais são ótimas ferramentas de marketing digital. Somadas a um bom site, servem como uma porta de entrada para os visitantes em seu site, são perfeitas para promover seu site. As redes sociais servem para você promover sua marca com seu público-alvo, por meio de postagens interessantes.

 

 

 

LINKS PATROCINADOS

Esta estratégia é uma das mais utilizadas. Basicamente ela ajuda a atingir quem já está com intenção clara de compra. Trata-se de criar anúncios para mecanismos de busca, porém esta é uma estratégia que é paga.

 

 

 

Dessa forma, quando a pessoa já está intencionada a comprar uma geladeira ou um modelo específico de tênis, por exemplo, ela encontrará as empresas que criam anúncios para esses produtos (principalmente lojas online).

 

 

 

Essa estratégia provém de uma ferramenta chamada Google ADS. Temos uma categoria inteira que fala sobre essa incrível ferramenta. Saiba Mais

 

 

 

Conheça 5 estratégias incríveis de Marketing digital

 

 

 

3* PERFORMANCE

Aqui se encontra a etapa de defender, pois até a presente momento comentamos sobre conquistar posições. Aqui você já deve ter um bom posicionamento, seu conteúdo é bem desenvolvido, você consegue trazer tráfego para seu site, e faz campanhas de Google ADS. Caso queira aprender mais sobre Google ADS clique aqui.

 

 

 

Para que você consiga defender suas posições é necessário ter alguma ferramenta que mensure esses resultados, como o Google Analytics e Google Search Console. Com os dados você sabe de seus pontos fortes e fracos. Para defender um post, por exemplo, é necessário atualizar seu conteúdo, tornando ele mais atrativo para os visitantes. De maneira simples é assim que funciona a defesa de posicionamento, normalmente é feita a cada 6 meses, não é uma regra, e sim, uma recomendação.

 

 

 

Afinal de contas 6 meses é o tempo necessário para um engajamento de seu post, para defesa de site é necessário um amplo trabalho de marketing digital, afinal de contas SEO por si só é um tipo de atualização.

 

 

 

Escrito por: Alisson Julio Silveira

Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver




Deixe seu comentário: