quinta-feira, 20

de

janeiro

de

2022

ACESSE NO 

Epagri coloca rio Canoinhas no nível de alerta por causa da estiagem

Últimas Notícias

- Ads -

Chuva fraca do fim de semana decepcionou

A chuva fraca que caiu no fim de semana – menos de 1 milímetro – decepcionou quem esperava abastecer cisternas e melhorar a irrigação das plantações no Planalto Norte. Como choveu muito pouco em agosto, a Epagri Ciram, órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina, emitiu alerta nesta terça-feira, 31, sobre risco de estiagem na região. O nível do rio Canoinhas está em 1,28 metro.

Reproduçao

PREVISÃO

A previsão para o próximo trimestre é de chuva abaixo da média climatológica do Extremo Oeste ao Meio Oeste e próximo à média do Planalto ao Litoral. No Oeste persiste a condição de chuva mal distribuída e, com mais nebulosidade e nevoeiros no leste de Santa Catarina os eventos de chuva seguem ocorrendo com frequência especialmente no Litoral e Vale do Itajaí.


O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Reduza seu tempo no chuveiro: tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar. Chuveiro aberto por 15 minutos consome 135 litros de água.

Ao escovar os dentes e ao barbear, mantenha a torneira fechada.

Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.

Não lave roupa com água corrente, trabalhe utilizando o tanque.

Ao usar a máquina de lavar louça ou roupa, só ligue com capacidade total. O consumo é igual se ela não estiver cheia.

Não use água com vassoura: em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde. Com mangueira, em 15 minutos são desperdiçados cerca de 280 litros de água.

Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas.

Lave o carro com balde, não use mangueira. E em épocas de estiagem, evite lavar seu automóvel.

Não jogue água nas ruas, água não é pavimentação.

No jardim, use regador: regue as plantas ao amanhecer ou à noite, assim elas aproveitarão melhor a água. Regar as plantas nas horas quentes resulta em elevadas perdas por evaporação.

Regule a válvula de descarga: a válvula regulada pode reduzir o consumo de descarga pela metade. Você sabia que as descargas consomem em média 20 litros de água?